Qual remédio caseiro para bexiga baixa?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Apesar de provocar algumas dúvidas por conta das suas propriedades diuréticas, que teoricamente tornariam a micção mais frequente, esta erva ajuda a conter a urina pois torna mais fácil o ato de esvaziar a bexiga por completo sempre que o indivíduo vai ao banheiro.

Exames para bexiga baixa
Estudos urodinâmicos: para avaliar a capacidade da bexiga de reter e eliminar a urina; Ressonância magnética: para ter uma visualização melhor de todas as estruturas da região pélvica.

Beber bastante líquidos, manter hábitos de higiene íntima, ter uma rotina miccional regular e lembrar de urinar após as relações sexuais são ótimas formas de prevenir os sintomas de bexiga inflamada, visto que a urina elimina as substâncias tóxicas e bactérias do organismo.

E lembre-se, os chás são apenas aliados do tratamento da infecção do trato urinário, o que vale mesmo é a orientação médica.
...
Remédios naturais são opções eficazes para tratar infecções urinárias?

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

As plantas identificadas com utilidade na terapêutica de infecção urinária foram: Boerhaavia diffusa L. (pega-pinto), Hymenaea courbaril L. (jatobá) e Costus spicatus Swartz (cana do brejo).

As frutas cítricas podem irritar bexigas mais sensíveis. Alguns exemplos: abacaxi, acerola, ameixa, cupuaçu, jabuticaba, caju, laranja e até tomate. Isso vale para os sucos também.

Então, as dicas a seguir podem ajudar a acalmar sua bexiga hiperativa: Contraia o assoalho pélvico: isso sinaliza para a bexiga parar de urinar. O músculo da bexiga então relaxará; Incline-se para a frente: Incline-se para a frente com a parte superior do corpo – semelhante a amarrar os sapatos.

Uma da formas de tratamentos mais utilizadas é a partir de medicamentos específicos, como oxibutinina, cloreto de tróspio, estrogênio ou imipramina, por exemplo, prescritos como forma de reduzir as contrações da bexiga ou melhorar diretamente a ação do esfíncter da uretra, assim diminuindo os episódios de incontinência ...

O que causa bexiga baixa? A bexiga baixa costuma ocorrer quando os músculos do assoalho pélvico ficam enfraquecidos, ocorrendo a perda de sustentação de órgãos como bexiga, uretra, útero, intestino e reto.

Os sintomas de bexiga caída são diversos. Entre eles, podemos destacar a sensação de “bola” na área vaginal, ou seja, o sentimento de que algo sobressai da vagina. A bola, na verdade, é a parede da vagina caindo. Também ocorre uma sensação de evacuação incompleta após a micção.

Esse problema não é fatal, mas os sintomas da bexiga baixa provoca muitos transtornos para a mulher, como riscos de infecções urinárias de repetição (cistite), mas também pode trazer transtornos emocionais, como baixa autoestima e isolamento social, que prejudicam a vida social, pessoal e profissional.

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

Até outubro deste ano, o hospital já realizou 39 correções de "bexiga caída" O investimento neste tipo de cirurgia é alto, chega a aproximadamente R$ 4,8 mil, tendo 92% de seu custo bancado com recursos próprios da Administração Municipal.

Prefira bebidas como suco de uva, amora, cereja e maçã que não irritam a bexiga e podem ajudar a reduzir o odor da urina.

CHÁ DE LOURO: PARA QUE SERVE? O chá de louro é conhecido pela sua ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante, digestiva e anti-reumática. Geralmente, a parte utilizada do louro são suas folhas, que são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C, além de possuir ação diurética.

O chá de salsinha é conhecido por ser diurético. Significa que ele pode estimular a micção e a limpeza da bexiga e dos rins. Os diuréticos ajudam o corpo a eliminar rapidamente o excesso de toxinas, gorduras, sais e água e reduzem a pressão sobre os rins. Assim, melhorando sintomas de infecções urinárias.

A canela, a erva-doce e a erva de mostarda são três alimentos naturalmente anti-inflamatórios. Portanto, o chá feito dessa mistura é também excelente no combate e prevenção de inflamações.