Qual remédio caseiro é bom para picada de escorpião?

Perguntado por: amata . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Não existe tratamento caseiro para a picada de escorpião.

Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns de picadas de escorpião, mas há casos em que a dor é discreta. Quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão.

O soro antiescorpiônico, heterólogo e hiperimune, é indicado para o tratamento do envenenamento causado por picada de escorpiões do gênero Tityus (escorpião marrom e escorpião amarelo).

De acordo com a bióloga, o escorpião-amarelo possui um veneno mais tóxico e uma picada bastante dolorosa.

"Principalmente nas crianças menores, a inoculação do veneno do escorpião atinge a circulação em uma velocidade mais rápida. A superfície corpórea da criança é menor do que de um adulto. Então, quanto menores, maior a chance de terem reações de moderada a grave, principalmente nas menores de cinco anos", explica.

Preso o escorpião entre os dois dedos, encosta-se a base do telson nos dois pólos, o positivo e negativo, separados apenas 1 milímetro um do outro. Dá-se, então, um choque rápido-o que faz nascer o veneno, recolhido no vidro de relógio. Repete-se o curto choque umas três vezes ou até que não apareça mais peçonha.

O escorpião-preto (Bothriurus bonariensis) tem corpo escuro e patas avermelhadas. Já a característica do escorpião manchado (Tityus costatus) são as extremidades mescladas em marrom e amarelo. Ambos picam, mas sem tanto veneno.

O estudo publicado na Nature Communication sugere ainda que o bloqueio do processo inflamatório pode ser realizado por meio do medicamento corticoide, o qual deve ser administrado quase que imediatamente após a picada.

Para aliviar a dor e a inflamação no local da picada, é recomendada a aplicação de compressas com água morna, e o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, por exemplo, receitados pelo médico.

Primeiros socorros
O primeiro passo é lavar a picada com água e sabão e não espremer ou aplicar produtos na região. Em seguida, é indispensável entrar em contato com uma equipe de emergência para receber atendimento médico e, caso necessário, aplicação de soro contra o veneno do escorpião.

O uso da Pomada Minancora para as picadas de inseto
O uso da Pomada Minancora é recomendado em casos de reação simples e ela pode ser receitada por especialistas como tratamento na região lesada.

O mês de agosto é a época de reprodução dos escorpiões, período em que as fêmeas têm maior concentração de veneno. Por isso, o cuidado e a prevenção devem ser redobrados.

Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos, entre outros.

É verdade que onde tem barata tem escorpião? A dúvida é bastante frequente e a relação entre escorpiões e baratas é real. Isso porque os escorpiões são predadores naturais das baratas. Sendo assim, a presença de baratas, além de doenças, pode atrair também a presença dos escorpiões.

Os pretos ou de cor marrom, apesar de maiores e mais assustadores normalmente levam a dor local porém sua picada causa uma dor e desconforto mais leves, já o amarelo tem um veneno de potência maior podendo em alguns casos causar até a morte.

Como é a picada e o efeito da peçonha de escorpião? Picada: causa uma dor intensa no local com irradiação pelo membro afetado. A sensação é de queimação, agulhada e latejamento. A picada é semelhante ao de uma vespa ou abelha, ficando inchada e avermelhada.

Sinais e sintomas
Há ainda sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local. Após alguns minutos ou horas, principalmente em crianças, que são mais vulneráveis ao veneno, podem aparecer sintomas como tremores, náuseas, vômitos, agitação incomum, produção excessiva de saliva e hipertensão.

Além de contribuir para o equilíbrio ecológico, o veneno dos escorpiões é utilizado para vários tipos de tratamentos. Os cientistas estão desenvolvendo pesticidas, tratamentos de câncer, analgésicos e muito mais.

Ou seja, o mistério em torno dessa praga urbana é praticamente impossível de se desvendar, mas na prática as razões para que eles surjam na sua casa são a falta de cuidado como o acúmulo de materiais de entulho e/ou construção, lixeiras mal vedadas e lixo espalhado, jardins e quintais com acúmulo de folhagens etc.

Plantas que funcionam como repelentes para escorpiões
Plantas como alfazema, lavanda, citronela, cânfora, manjericão, alecrim e hortelã são algumas das que afastam o escorpião por conta do cheiro.