Qual remédio caseiro é bom para picada de aranha?

Perguntado por: sferrari . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Leite e água. Leite misturado com água, além de ser fácil de encontrar, reduz não só a dor e a coceira, mas também o inchaço e a inflamação do local ferido.

Quando uma pessoa é picada por uma aranha-armadeira, é normal sentir uma dor intensa logo após a picada, acompanhada de marcas, inchaço e vermelhidão. Além disso, podem ocorrer outros sintomas, como aumento do batimento cardíaco, suor excessivo, vômitos, diarreia, agitação e aumento da pressão arterial.

Se necessário, podem ser utilizados analgésicos , como o paracetamol, ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, por exemplo.

O tratamento comum para todas as picadas de aranha é feito pela limpeza local da ferida, gelo para reduzir a dor, elevação do membro, profilaxia antitetânica (ver tabela Profilaxia para tétano no tratamento de rotina de ferimentos ) e observação. A maioria das reações locais responde a tais medidas.

São elas: aranha-marron (Loxosceles sp.), aranha-armadeira (Phoneutria sp.) e a viúva-negra (Latrodectus sp.). Outras como a Aranhas-caranguejeiras (Grammostola sp.) e a tarântula (Lycosa sp.) podem criar pânico na população devido ao seu aspecto, mas seu veneno não é capaz de intoxicar o homem.

Aranha-marrom: a picada é pouco dolorosa e uma lesão endurecida e escura costuma surgir várias horas após, podendo evoluir para ferida com necrose de difícil cicatrização.

A picada de aranhas perigosas pode causar de pequenos ferimentos até complicações mais graves, como necrose do local da picada, choque anafilático e até a morte. Elas são particularmente perigosas para crianças e idosos, que são mais suscetíveis aos efeitos do veneno. A picada da aranha-marrom, por exemplo, é indolor.

Se acuadas podem picar, causando dor local, mas sem envenenamento. Além de picar, as caranguejeiras podem liberar pelos que causam coceira e vermelhidão na pele em caso de contato. Causam alguma irritação à pele? Podem causar irritação por contato com os pelos.

Dependendo da espécie e da substância tóxica presente no veneno, a picada de uma aranha pode causar: dermatite, lesões cutâneas necrosantes, anemias e alterações sistêmicas que podem desencadear choques anafiláticos ou outras reações intensas que provocam a morte da vítima.

Tratamento para a picada de aranha marrom
Analgésicos e antialérgicos são indicados em caso de dor e coceira. O médico consultado é quem avalia a situação e define a melhor terapêutica. Dependendo do estado do paciente, pode ou não orientar o uso de soro antiaracnídeo.

Polaramine possui uma linha completa para o alívio das alergias*. É indicado para alergias respiratórias, alergias de pele e picadas de inseto, aliviando sintomas como coriza, espirro e coceira.

Em casos moderado a grave, também é indicado o uso do soro antiaracnídico, conforme avaliação médica. Pesquisadores do Instituto, no entanto, afirmam que, em breve, uma pomada poderá favorecer o tratamento, reduzindo o tempo de cicatrização e a ação do veneno.

Nos casos mais graves, a área ao redor da picada começa a morrer e uma ferida aberta é formada. Essa ferida pode levar meses para curar e até pode precisar de enxertos de pele.

O veneno da aranha-marrom
A pessoa só percebe a picada por volta de 12 a 24 horas após o acidente, quando aparecem as primeiras alterações na área atingida pelo veneno. No local da picada podem surgir bolhas, inchaço, coceira, aumento de temperatura e necrose.

Andantol é um gel de ação anestésica e antialérgica que pode ser usado em alguns casos de alergias, coceira e picadas de insetos. Andantol possui intensa atividade antialérgica e acentuada ação anestésica local, tornando o gel de especial valor no tratamento das inflamações de pele com coceira.

Inchaço; – Vermelhidão; – Leve descamação da pele, o que denuncia picada de aranha de jardim; – Bolhas e escurecimento da pele (necrose), quando o ataque é da aranha marrom.

Sintomas de gravidade:
náuseas ou vômito; suor excessivo; agitação; tremores; salivação; aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Nestes casos, procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, mantendo o paciente em repouso, para avaliação da necessidade de aplicação de soro anti-escorpiônico.

Os primeiros sinais aparecem de quatro a dez dias depois da picada do mosquito infectado. A doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal grave.

O maior número de acidentes é provocado pela Aranha Armadeira, por ser agressiva e freqüente em residências. A Aranha Marrom é considerada a mais venenosa.

Em áreas urbanas, as aranhas papa-moscas são as mais comuns, assim como espécies que constroem teias em cantos de paredes, como a Nesticodes rufipes (uma pequena aranha marrom alaranjada), e as Pholcidae (que tem as pernas muito longas e costumam ficar atrás de móveis em locais escuros).

Aranhas venenosas que podem ser encontradas em casa

  • Aranha Armadeira. Essa aranha pode chegar a 15cm de comprimento e detém de um comportamento agressivo, podendo atacar até mesmo sem ser incomodada, além disso, consegue saltar até 40cm em direção a seu inimigo. ...
  • Aranha Viúva Negra. ...
  • Aranha Marrom.