Qual remédio caseiro é bom para pé diabético?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Confira aqui uma lista de dez alimentos que são remédios naturais capazes de auxiliar no tratamento para diabetes:

  • Ácido Alfa Lipóico. ...
  • Gymnema (Gymnema sylvestre) ...
  • Crômio. ...
  • Canela. ...
  • Betaglucana. ...
  • Mirtilo. ...
  • Ginseng. ...
  • Momordica charantia.

Chá verde
Além de ser um potente antioxidante, o chá verde também apresenta características importantes para o controle de diabetes. Essa planta é rica em polifenóis, o que reduz a absorção dos amidos presentes nos alimentos – e, consequentemente, dos açúcares.

O medicamento feito com óleo da erva baleeira se mostrou eficaz na cicatrização de feridas de portadores da diabetes – doença que gera altos índices de amputações de membros no país.

Uma delas é a seguinte: água morna com limão ajuda a equilibrar os níveis de glicemia do organismo e, portanto, controla o diabetes. Nesta segunda-feira (28), o comentarista Michel Assbu esclarece que esta dica não tem comprovação científica para o tratamento do diabetes.

Millitus Derm: utilizada amplamente por diabéticos e não diabéticos para tratar feridas de difícil cicatrização. Pode ser utilizada também para o tratamento de escaras.

Cuidados

  1. Usar calçados confortáveis e proteções em temperaturas baixas;
  2. Examinar os pés frequentemente;
  3. Cuidar de ferimentos nos pés;
  4. Manter boa alimentação (priorizar as frutas, verduras e proteínas);
  5. Praticar exercícios físicos;
  6. Controlar o nível de glicose.

Conheça algumas das frutas mais indicadas para diabéticos:

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego:

Isso porque algumas dessas frutas possuem o chamado índice glicêmico (IG) muito elevado (falaremos mais disso a seguir), o que faz com o nível de açúcar no sangue suba rapidamente, comprometendo o controle do diabetes.
...
Alguns exemplos são:

  • Kiwi.
  • Mamão.
  • Pêssego em calda.
  • Abacaxi.
  • Cereja.
  • Uva passa.
  • Fico seco.

7 melhores sucos para diabéticos

  1. Suco de melancia com aipo. Ingredientes. ...
  2. Suco de goiaba com limão. Ingredientes. ...
  3. Suco de tangerina com mamão. Ingredientes. ...
  4. Suco de maçã com abóbora. ...
  5. Suco de batata yacon. ...
  6. Suco de pêra com toranja. ...
  7. Suco de melão com maracujá

Entre as opções terapêuticas, pode-se utilizar ampicilina/sulbactam, cefalosporinas de terceira geração, ciprofloxacino ou levofloxacino, ertapenem, piperacilina/tazobactam associados a clindamicina.

Babosa, calêndula, aroeira e folha de goiaba são algumas das plantas com efeitos estudados por pesquisas científicas para a cicatrização de feridas agudas e crônicas.

As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L. (cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart. (pau-ferro), Casearia sylvestris Sw. (guaçatonga), Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira), Stryphnodendrom adstrigens (Mart.)

- O objetivo do Programa de 21 Dias é baixar os níveis de açúcares no organismo de pessoas que sofrem de diabetes do tipo 1 e 2 em até 80%, através de uma dieta orgânica, vegana, rica em sais minerais, com pelo menos 80% de alimentos vivos e com 15 a 20% de gorduras vegetais apenas - afirma o médico.

As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista.

O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino, a lente dos olhos, mudando sua forma e flexibilidade. A alteração diminui a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.

De maneira geral, diabéticos têm mais dificuldade para cicatrização de lesões de pele e, por isso, as feridas no pé demoram mais tempo para curar. Isso acontece devido a complicações cardiovasculares causadas pelo excesso de glicose, que acabam diminuindo ou até bloqueando a circulação sanguínea.

Isso acontece primeiro nos pequenos vasos e nos pequenos nervos. Esses pequenos nervinhos estão principalmente nas extremidades e vão sendo lesados. Nos pés a inflamação é mais comum e aí acontece a neuropatia diabética, que é a perda da sensibilidade, acontecendo em primeiro lugar no pé”.

  1. 7 dicas para melhorar a circulação sanguínea dos pés.
  2. 1 - Faça exercícios. ...
  3. 2 - Pare de Fumar. ...
  4. 3 - Não permaneça sentado por muito tempo. ...
  5. 4 - Evite sapatos apertados. ...
  6. 5 - Tenha uma alimentação saudável. ...
  7. 6 - Eleve os pés. ...
  8. 7 - Cuide da circulação sanguínea dos pés.

Diabéticos podem usar antiinflamatórios desde que acompanhados por um médico. Uso deve ser pelo menor tempo possível. Caso o diabético seja portador de alguma complicação ( ex: insuficiência renal) o uso deve ser restringido. Procurar dar preferência para antitérmicos e analgésicos ( ex: paracetamol).

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.