Qual o remédio caseiro é bom para infecção de ouvido?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Agora, vamos falar sobre alguns remédios caseiros que aparecem na Internet:

  • Compressa Morna para dor de ouvido. A aplicação de uma compressa morna no ouvido afetado pode ajudar a aliviar a dor. ...
  • Gotas de Azeite de Oliva para dor de ouvido. ...
  • Analgésicos Comuns para dor de ouvido. ...
  • Hidratação.

Benefícios da arruda para dor
E aqui estamos falando sobre dores em geral e algumas bem conhecidas das mulheres, como as cólicas menstruais. Mas há relatos que a planta auxilia até mesmo no combate à dor de ouvido.

Geralmente, os remédios receitados pelos médicos são antibióticos e/ou anti-inflamatórios em gotas que, por sua vez, são aplicados no ouvido afetado. Alguns mais conhecidos são Cerumin e Oto Xilodase.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

Alguns dos melhores chás para inflamação são os feitos com aroeira, mastruz, imburana, jurema-preta, hortelã, folha de caju e pau-d'árco-roxo.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno.

Na lista de tratamentos caseiros para curar dor de ouvido (otalgia) —problema comum, sobretudo, entre as crianças—, um bastante utilizado é pingar uma gota de azeite aquecido no canal auditivo.

Uma compressa quente e húmida pode produzir o mesmo efeito. Além disso, se estiver a sentir dor, colocar um pano morno ou uma almofada térmica sobre o ouvido pode ajudar. Ambos aliviam a dor generalizada no maxilar e na cabeça. Basta deitar água quente sobre um pano limpo, espremê-lo e segurá-lo sobre o ouvido afetado.

Compressas mornas secas ( como bolsas de água morna e toalhas aquecidas) e analgésicos comuns podem aliviar a dor, até chegar-se ao médico. Deve-se colocar algodão nos ouvidos durante o banho, preferencialmente embebido em óleo Johnson`s ou vaselina líquida.

O médico pode fazer uma drenagem ou limpeza local, mas também é possível a aplicação de remédios diretamente no canal auditivo, para dissolver a secreção e facilitar sua absorção pelo corpo. No caso do catarro ser causado por uma infecção bacteriana, pode ser necessário administrar antibióticos.

Causas. Em geral, a otite é causada por bactérias ou vírus que entram no corpo pelo nariz ou pela boca. Lugares onde um grande número de crianças permanece juntas (creches, por exemplo) colaboram para a fácil propagação dos germes.

A causa está associada a bactérias que atingem a profundidade da pele, umidade excessiva, acúmulo de água no ouvido e arranhões no canal auditivo (consequências da penetração de hastes, ponta dos dedos, objetos pontiagudos ou uso de dispositivos no ouvido, como fones).

Diferentes abordagens podem ser usadas para limpar os ouvidos afetados e remover a secreção:

  1. usar algodão em rama ou lenço de papel (esfregar a seco);
  2. aspirar material bloqueando a orelha com um pequeno dispositivo (geralmente feito sob um microscópio);
  3. lavar o ouvido (irrigação).

Otite externa é uma infecção grave da pele do meato acústico, geralmente causada por bactérias (Pseudomonas é mais comum). Os sintomas incluem dor, secreção e perda auditiva se o meato acústico inchou e se fechou; manipulação da aurícula provoca dor. O diagnóstico baseia-se na inspeção.

No geral, ela costuma durar por alguns dias e, com o uso de medicamentos, é curada sem maiores problemas. Frequentemente, o ouvido entupido é sintoma de uma otite média aguda, ou seja, infecção viral ou bacteriana do ouvido médio, causando dor e perda de audição temporária.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Confira: Pode pingar álcool no ouvido? De acordo com o Jamal Azzam, otorrinolaringologista da Clínica Jamal, colocar objetos ou líquidos no ouvido é sempre um risco. “Isso deve ser feito somente de modo indicado explicitamente pelo médico”, explica.

Entre os sintomas mais comuns que podem ser amenizados com a nimesulida, podemos citar: dor de ouvido, irritação na garganta, dor de dente habitual ou após intervenção cirúrgica, dores nas articulações, dor de cabeça, cólica menstrual e febre.

Por exemplo, tem pessoas que costumas utilizar pasta de alho dentro do ouvido para amenizar dores e infecções. Realmente, o tempero possui propriedades anti-inflamatórias, porém apenas quando é inserido na alimentação.