Qual remédio caseiro é bom para cortar diarreia?

Perguntado por: ealves3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Beber chá de gengibre pode ajudar a reidratar o organismo e reabastecer os líquidos que podem ser perdidos durante uma crise de diarreia. Você pode comê-lo fresco ou usá-lo para fazer chá. Estas são as formas mais seguras de usá-lo como remédio para diarreia.

Alivia incômodo gastro-intestinal
Alguns especialistas também sugerem que a pectina, fibra solúvel encontrada no vinagre de maçã, pode ajudar a acalmar espasmos intestinais. Basta misturar de uma a duas colheres de sopa do líquido em água ou suco de maçã e beber.

Ciprofloxacino: 15 mg/kg a cada 12 horas, via oral, por 3 dias. Ceftriaxona: 50 a 100mg/kg, intramuscular, uma vez ao dia, por 2 a 5 dias, como alternativa.

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

suco de maçã

Maçã e pêra também são indicadas, principalmente em forma de suco. O suco de maçã em caixinha, sem açúcar e conservante, também é indicado. As verduras são importantes para o combate à diarreia, de acordo com Karin. Ela destaca a hortelã, em forma de chá ou de suco.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Floratil® é um probiótico prático e eficaz no tratamento da diarreia de diferentes causas, indicado para adultos e crianças.

Como aliviar a dor na barriga? Dicas

  1. 1) Comer de forma saudável. Ter uma alimentação saudável, rica em fibras, é fundamental para um bom funcionamento do intestino e, consequentemente, ajuda a evitar dores na barriga². ...
  2. 2) Hidratação. ...
  3. 3) Realizar massagem no abdômen. ...
  4. 4) Compressa morna.

Amido de milho com limão
Para combater germes, aliviar dores e reequilibrar o pH intestinal, misture 1 copo de água filtrada com o suco fresco de 1 limão e 1 colher (chá) de amido de milho e beba em seguida.

Alguns alimentos que ajudam a prender o intestino são:

  • Banana verde cozida. A banana verde cozida contém fibras solúveis que prolongam o tempo de digestão dos alimentos, ajudando a prender o intestino e diminuir a diarreia. ...
  • Maçã cozida. ...
  • Cenoura cozida. ...
  • Caldo de arroz. ...
  • Pera cozida. ...
  • Pão branco. ...
  • Suco de maçã com cenoura.

Mas por controlar a acidez do estômago, ele acaba com diarréia, azia e má digestão. A nutricionista dá a dica: “Uma colher de sopa de limão espremido em jejum antes das refeições já é suficiente para manter uma boa digestão”.

Principais opções de chá

  1. Chá de bagas de arando. Este chá pode ser preparado com bagas frescas de arando esmagadas, que possuem propriedades que acalmam a diarreia e a inflamação intestinal. ...
  2. Chá de canela. ...
  3. Chá de milefólio. ...
  4. Chá de tormentila. ...
  5. Chá de hortelã e framboesa seca. ...
  6. Chá de folha de goiabeira.

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos.

Sintomas da Disenteria Bacteriana
O principal sintoma é a diarreia, muitas vezes acompanhada de sangue ou muco. No entanto, outros sintomas podem aparecer, como: aumento da frequência para evacuar, náuseas e vômitos que podem conter sangue, cansaço, desidratação e falta de apetite.

Erva-cidreira e chá de Boldo para combater intoxicação alimentar.

A principal recomendação é tomar muito líquido – como água, água de coco, sucos, chás, isotônicos e o soro de reposição oral (disponível nos postos de saúde) –, manter uma alimentação leve e esperar que a situação passe.

Diarreia aquosa como principal manifestação
A diarreia aquosa causada por intoxicação alimentar é normalmente provocada pela lesão da mucosa do intestino delgado pela própria bactéria ou por toxinas produzidas somente após a ingestão do germe.