Qual religião toma ayahuasca?

Perguntado por: amota . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Porém, o Xamanismo brasileiro não é apenas uma religião e não faz uso apenas da Ayahuasca em suas cerimônias. Também tem valor cultural, outras plantas de poder enteógeno e outras "medicinas" que são elementos culturais da tradição espiritualista.

O Santo Daime é uma religião cosmocentrista. Para os seus seguidores, Deus está presente em todas as coisas, inclusive dentro das pessoas. O chá seria o responsável por nos apresentar a nós mesmos.

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos. Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo.

A forma das visões que a ayahuasca mostra podem se estender, aparecer em formas diferentes e ter um tempo de aparição diferente para cada pessoa, sendo um conjunto de elementos ou eles individualmente. Por isso, cada um tem um desdobramento psíquico e espiritual diferente.

A ayahuasca é uma bebida obtida da combinação de duas plantas Banisteriopsis caapi (mariri) e Psychotria viridis (chacrona) por meio de decocção, e além desse chá ser considerado inofensivo à saúde humana em vários estudos científicos, traz diversos benefícios aos seus usuários.

Efeitos no corpo
A droga também pode provocar alterações de percepção e de cognição. Além desses efeitos, como comentamos, estudos apontam ser comum que o usuário tenha alguns sintomas físicos, como diarreia, vômitos, tremores e náuseas logo após a ingestão da bebida.

O chá da Ayahuasca vem sendo utilizado milenarmente por índios da América do Sul,como instrumento espiritual e ritual, com extrema religiosidade.

A ayahuasca, que também pode ser chamada de “Santo Daime” ou “vegetal”, contém uma substância chamada de DMT (Dimetiltriptamina). O chá é estudado, porque essa substância altera a percepção da realidade e pode ter efeitos terapêuticos, por exemplo, no tratamento da depressão.

O Santo Daime é a ramificação mais ligada aos signos da igreja católica e é bem rígida durante os trabalhos. Existe até um fiscal que ajuda nos momentos de aperto, afirma João.

Além de restringir o uso do chá à religião, o Conad não indica o consumo da substância concomitantemente a medicamentos antidepressivos, álcool, drogas ilícitas e para pessoas que tenham algumas doenças mentais como esquizofrenia, psicose e bipolaridade.

No Rio, ficou conhecida a partir dos anos 80, quando chegaram por aqui os primeiros centros de religiões espíritas oriundas do Acre — o Santo Daime, a União do Vegetal e a Barquinha.

margens do rio Gregório lá.

Nessa região cerebral a ayahuasca age nos receptores de serotonina 5HT3 – também presentes no estômago – potencialmente contribuindo para náuseas, vômito e diarreia, Tófoli me contou. Juntamente com os efeitos, a ayahuasca aumenta os níveis de serotonina no estômago e no cérebro.

O Brasil é signatário de normas legais e convenções que consideram crime a exportação da Ayahuasca. O consumo do chá é legal apenas no âmbito religioso, em outras circunstâncias pode ser considerado crime, a depender do contexto.

Na Grande São Paulo, centros que organizam rituais com o daime oferecem um alívio ao caos da vida na cidade. Ritual de Ayahuasca no Centro Ayahusqueiro Jiboia Sagrada, zona noroeste de São Paulo (SP).

A média de preço de uma sessão de terapia pode variar entre 30 a 150 reais (em uma visão conservadora) em sessões de 60 a 90 minutos. Imaginamos que uma pessoa vá a cada 15 dias e fique 2 anos em tratamento. Ela terá gasto entre 1680 a 7.200 reais ao final do tratamento.

A utilização da ayahuasca está contraindicada com drogas ou substâncias inibidoras da monoamina oxidase (IMAO), e qual- quer droga ou medicamento com efeito sobre o sistema de serotonina. A ayahuasca também está contraindicada pessoas que usam muitos antidepressivos e drogas psicotrópicas.