Qual religião que usa barba?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Judaísmo: Fazer a barba, tão obrigatório como o uniforme no Exército de Israel | Internacional | EL PAÍS Brasil.

Resposta: Consta no Zôhar, que a barba está ligada às treze medidas de misericórdia Divina. Ao deixar a barba crescer, o homem torna-se um recipiente para receber as bênçãos Divinas de saúde e sustento, tanto para ele quanto para sua família.

Em algumas religiões a barba é, ainda hoje, símbolo de status e sabedoria. Independentemente da motivação, o fato é que ter barba virou mais um meio que o homem encontrou para se expressar.

27 Não cortareis o cabelo, aarredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. 28 Pelos mortos não fareis aincisões na vossa bcarne, nem fareis marca alguma sobre vós.

A barba, que já foi vista como um símbolo de piedade religiosa, agora representa uma atitude política e é um sinal de como as coisas estão mudando rapidamente no país. Tradicionalmente, usar barba é uma prática de muçulmanos devotos que seguem à risca os preceitos do profeta Maomé.

A maioria dos homens citados na Bíblia tinha barba, até mesmo Jesus. Embora as barbas não sejam necessárias para a salvação, é interessante notar que quase todos os homens mencionados na Bíblia tinham barba.

“Homens com barba são sexualmente mais ativos”
Segundo um estudo realizado pelo site match.com os homens de barba são mais atraentes e têm uma vida sexual mais ativa. Este facto está relacionado com a testosterona até porque esta hormona é a responsável pelo crescimento do pelo.

Na civilização romana a barba integrava um importante ritual de passagem. Todos os rapazes, antes de alcançarem a puberdade, não poderiam cortar nenhum fio de cabelo ou barba. Quando atingiam o momento de passagem entre a infância e a juventude, raspavam todos os pêlos do corpo e os ofereciam aos deuses.

Tal fato se deu porque o general acreditava que a barba poderia atrapalhar na hora da batalha. Na civilização romana a barba integrava um importante ritual de passagem. Todos os rapazes, antes de alcançarem a puberdade, não poderiam cortar nenhum fio de cabelo ou barba.

Desta maneira, podemos entender que o cabelo da mulher é bastante sedutor e constitui uma parte essencial da beleza feminina. Assim sendo, as mulheres judias ao cobrirem suas cabeças após o casamento, o fazem por recato e discrição.

Justificação haláquica. O Talmude enfatiza a necessidade de se ter sempre o temor a Deus sobre a cabeça. Na sua maioria, os judeus utilizam a quipá apenas em ocasiões solenes e de devoção, enquanto alguns utilizam-no o dia inteiro, ilustrando a necessidade de se temer a Deus em todos os momentos da vida.

Desde os primórdios dos tempos a barba tem sido sinônimo de masculinidade, poder, honra, independência, poder e elegância. Curiosamente alguns estilos de barba foram batizados com o nome de homens que popularizaram o formato na aparência masculina.

Barba é o conjunto de pelos que cresce no queixo, nas faces e na frente do pescoço do homem, e mais raramente em mulheres. O estudo da barba é chamado de pogonologia . Ao longo da história e de diferentes culturas do mundo, aos homens com barba se atribuiu qualidades como sabedoria, potência sexual e status social.

Pessoas de países do Mediterrâneo tendem a ter Barbas mais preenchidas em comparação com pessoas de outras regiões. De acordo com um estudo de 2016, homens Chineses têm, geralmente, menos crescimento de pelos faciais, do que homens Caucasianos.

6 E a lebre, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; essa vos será imunda. 7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

4 Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. 5 Mas toda mulher que ora, ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é o mesmo que se estivesse rapada.

Em Levítico 19:28, a Bíblia diz: "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor." Esse versículo faz parte das leis do Antigo Testamento que eram aplicadas ao povo de Israel naquela época.

As informações são do The Guardian. Na Turquia e na Arábia, a barba é associada à masculinidade e a falta de pelos no rosto pode causar barreiras sociais.

Fisiologicamente, a função da barba é de aquecer e proteger o rosto mecanicamente, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos.

Há relatos de que os primeiros povos a se barbear começaram esse hábito há 30 mil anos. As suas lâminas eram feitas de pedra lascada e afiada. Na Idade Antiga, os homens eram vaidosos ao extremo, e a beleza masculina foi cultivada e exaltada até a Idade Média. Os egípcios, por exemplo, usavam muita maquiagem.