Qual religião não permite cremação?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O islamismo, candomblé e o judaísmo não permitem a cremação do corpo, pois nessas crenças acredita-se que o retorno do corpo à terra completa o ciclo da vida, por isso, eles são favoráveis apenas ao enterro convencional.

QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.

Na tradição judaica, o corpo é considerado uma matéria impura e contaminante, uma vez que, quando a vida termina, ele entra em processo de decomposição. Assim, quem tocá-lo precisa realizar rituais de purificação.

No Espiritismo, a cremação é perfeitamente aceita e não existem argumentos contrários, a não ser apenas que haja um intervalo de 72 horas entre a morte e o início do ritual. Essa orientação se baseia na crença de que o espírito pode manter uma ligação com o corpo após a morte, por até esse período.

"A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal praxe, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo. Mas a Igreja continua preferindo o sepultamento porque assim se mostra uma estima maior em relação aos mortos", acrescenta o documento.

Mundo espiritual
Acredita-se que após 72 horas da morte, o desligamento entre o espírito e o corpo se deu por completo. Por conta disso, a cremação pode ocorrer sem maiores problemas, já que o corpo é apenas matéria, mas o espírito, imortal.

6 - É necessário de um caixão para cremação
O corpo deve ser incinerado juntamente com um caixão denominado de ecológico, são retirados os vidros, as alças e os metais.

Por isso, a recomendação é que o corpo seja submetido ao procedimento após 72 horas do óbito. Budismo — recomenda a cremação para todos os fiéis, pois, acredita que o ato de cremar é desapegar-se por completo do mundo material, libertando-se do sofrimento e da vida terrena.

A instrução de duas páginas ressalta que as cinzas não devem ficar em casa. Apenas o bispo local pode decidir em "casos graves e excepcionais" que as cinzas sejam conservadas em uma residência, segundo o departamento de doutrina do Vaticano.

Para quem deseja que as cinzas sejam jogadas no mar deve optar por urna biodegradável. “É uma cerimônia muito bonita, uma linda despedida do ente querido ". No final dá-se o comprovativo da localização onde foram colocadas as cinzas”.

Segundo a Congregação para a Doutrina da Fé, as cinzas devem ser mantidas “como regra geral, em um lugar sagrado, ou seja, no cemitério, ou, se for o caso, em uma igreja ou em uma área especialmente dedicada para tal fim por autoridade eclesiástica competente”.

Orações fúnebres são recitadas em hebraico. Em seguida, sete parentes enlutados rasgam um pedaço da própria roupa em alusão ao coração dilacerado pela perda.

Ao fim da incineração, o que sobra na câmara de cremação são as cinzas e restos de esqueleto do falecido. Os pedaços de ossos restantes são triturados e transformados em um pó fino e uniforme. Depois, esse resíduo é colocado em uma urna, que pode ser feita de diferentes materiais.

Estes incluem cinzas de carvão, cinzas volantes e cinzas de madeira. As cinzas de cremação, também conhecidas como restos de cremação, resultantes doprocesso de cremação, são os restos de um corpo humano ou de animal de estimação após serem cremados. Os resíduos são não aquosos e não gasosos após a combustão completa.