Qual religião não come carne vermelha?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os princípios do hinduísmo ensinam a viver de uma forma que provoque o mínimo de dor para outros seres, por isso adotam o vegetarianismo.

De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema. Os muçulmanos também não podem comer carne suína, mas esse alimento não é a única restrição.

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

Primeiramente, cabe destacar todas as proibições acima mencionadas: judeus não comem suínos, répteis, insetos, aves de rapina, frutos do mar ou peixes de couraça. Aparte disto, o gado deve ser abatido da forma ritualmente correta pelo processo já mencionado de Shechitá.

16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie, 17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja, 18 E o cisne, e o pelicano, e a gralha, 19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

Ele não sabia, porém, que seu próprio filho, Jônatas, não estava presente quando ele dera aquela ordem. Jônatas comeu um pouco de mel, e Saul preparou-se para tirar a vida de seu filho.

As carnes proibidas pelo islão são as de porco, das aves rapaces (de rapina), do cão, da serpente, do macaco. O consumo de animais com garras, como leões e ursos, é proibido, bem como de animais considerados repulsivos (baratas, moscas etc.). O sangue dos animais não deve ser consumido.

Muçulmanos só comem bovinos e frango. Peixes são considerados Halal por natureza, porque saem da água vivos. Já os suínos são considerados impuros pelo modo como se alimentam, por estarem ligados a ambientes de sujeira. O animal precisa estar saudável.

Essa é uma notada sobrevivência dos negros islamizados que tanto le- garam para a organização das práticas rituais afro-brasileiras e é evidente a proibição da carne de porco aos adeptos dessa Nação, pois nos preceitos dos rituais Gege Mahino grandes são os rigores e as identidades com os negros do Islã na Bahia.

Também em algumas áreas do mundo seria conveniente consumir menos carne: isso também pode contribuir para salvar o meio ambiente”, acrescentou o pontífice.

“É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência. Mas principalmente o ensinamento moral, sobre como devemos nos comportar frente às nossas provações”, afirma.

Quanto à carne, há a apenas a sugestão de abstinência do alimento. Segundo informou o padre, o ato de comer carne não é considerado pecado. Ele afirma que existir uma indisposição das pessoas em se privar de alguma coisa.

As regras são complexas. Camarão, lula e lagosta, por exemplo, não são kosher; para os judeus que observam estritamente as regras religiosas, da fauna aquática o cardápio só aceita espécimes com escamas e barbatanas. Porco e coelho, tidos como sujos, também não têm lugar à mesa.

Levivot ou latkes (bolinhos de batata) e Sufganiyot (sonhos): alimentos preparados e consumidos em honra ao milagre que ocorreu com o azeite e geralmente são servidos na festa de Chanucá. Arenque: peixe salgado (servido de entrada no jantar do Shabat). Tabule de kashe: trigo sarraceno. Guefilte Fish: bolinho de peixe.

pão ázimo

Nesta celebração, a tradição judaica proíbe o consumo de massa fermentada, por isso os judeus comem o pão ázimo. O fato é que o alimento mais elementar da dieta humana não deixou de receber atenção, mesmo que a Páscoa tenha adquirido novos significados ao longo desses mais de dois mil anos.

Animais puros e impuros
Não devem comer a carne de nenhum destes animais nem devem tocar no seu cadáver. Devem considerá-los impuros. Mas dos répteis e animais que vivem na água e que não têm escamas e barbatanas não devem comer; são uma coisa imunda.

Deus é capaz de tornar todas as coisas limpas e mudar a maneira de pensar das pessoas. Deus mostrou a Pedro que Ele podia tornar todas as coisas limpas. Ele usou os alimentos “não limpos” como exemplo, para desafiar Pedro na sua recusa em manter qualquer contato social com os não judeus.

A veterinária e supervisora de Fauna, do Naturatins, Grasiela Pacheco, conta que de uma maneira geral, os tatus, são reservatórios naturais de parasitas causadores de enfermidades, como a doença de chagas e a hanseníase.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado.

A figura do unicórnio está presente em várias passagens diferentes da Bíblia Cristã: Salmo 22:21, Salmo 29:6 e Salmo 92:10 ou ainda em Jó 39:9-10, Números 23:22, Isaías 34:7 e Deuteronômio 33:17.