Qual rei Jugou Jesus?

Perguntado por: ecosta8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Não vendo crime algum a ser punido, Herodes devolveu-o a Pilatos. E assim foi Cristo a julgamento. O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás. Então, depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o aos soldados romanos para que fosse crucificado” (Marcos 15:15).

O povo escolheu Barrabás e Pilatos condenou Jesus à morte na cruz, castigo aplicado aos sentenciados acusados de crime capital (apesar de não ser este o caso). Ficou célebre o ato narrado por S. Mateus (Mt. 27, 24) em que Pilatos lava as mãos, excusando-se de qualquer responsabilidade nesta condenação.

Caifás, o presidente do Tribunal, interrogou Jesus, porém de acordo com a Lei Judaica era obrigatório responder sob juramento de testemunho, o que não ocorreu.

Longinus

Longinus, seu nome latino, provavelmente se trata de uma referência à lança comprida que, segundo relatos bíblicos, o soldado romano teria utilizado para perfurar o peito de Jesus na cruz, para ter a certeza de que ele estava morto.

Os textos descrevem que Jesus foi trazido diante de Pilatos no “praetorium”, termo em Latim para a tenda do general em um acampamento romano. Alguns acreditam que esse lugar seria em um tipo de alojamento militar, enquanto outros creem que o general romano teria sido um convidado no palácio do rei Herodes.

Segundo o Novo Testamento, no Evangelho de São Mateus, Herodes I o Grande, foi o mandante da matança dos inocentes, por ocasião da visita dos reis magos. Temendo perder a coroa para o recém-nascido Jesus, ele teria mandado matar, em Belém, todos os meninos com menos de dois anos de idade.

Na narrativa, quatro reis do Norte (Quedorlaomer, Anrafel de Sinear, Arioque de Elasar e Tidal, 'rei das nações (Goim)') fizeram guerra contra as cinco cidades do Vale de Sidim, o mar Morto. As Cidades da Planície foram fundadas para pagarem tributo por doze anos, mas se rebelaram no décimo terceiro.

Os Três Reis Magos foram os três personagens que visitaram Jesus quando ele nasceu. Os nomes deles eram Belchior, Gaspar e Baltazar.

Caifás

Caifás manda prender Messias com apoio de Anás
Esperto, hipócrita e lascivo, ele casa-se com a filha do Sumo Sacerdote Anás por ambição, no interesse de substituí-lo no cargo. Também prega as leis de Deus sem segui-las. Ao sentir-se ameaçado por Jesus, planeja a Sua morte.

Caifás

Em 1990, foi descoberto por acaso, em Jerusalém, um ossuário contendo os restos mortais de Yehosef bar Qafa, o "Caifás" mencionado nos Evangelhos, todo poderoso sumo sacerdote judeu que condenou Jesus Cristo à morte. Foi a primeira e única vez que se encontraram restos mortais de um personagem mencionado na Bíblia.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

Todavia, Jesus em momento algum cometeu o crime que lhe imputavam de blasfêmia presente no "Misnah 7.5".

1 E chegando a manhã, todos os principais dos sacerdotes, e os anciãos do povo formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem; 2 E levaram-no manietado, e entregaram-no ao governador aPôncio Pilatos.

São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Seu nome está ligado à expressão “ver para crer”, pois ele estava ausente e duvidou da ressurreição de Jesus.

"[O corpo] passava alguns dias ali, quatro, cinco dias, pendurado.

O Santo dos achados e perdidos
Na história, conta-se que o processo de certificação do Santo já estava bem avançado, porém, os documentos para oficializá-lo foram perdidos. Então, o próprio Papa rogou pela ajuda de Longuinho e, em pouco tempo, os papéis foram encontrados, concretizando, assim, a canonização.

Calvário

Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa "O Lugar da Caveira" (também conhecido por Lugar do Crânio).

Caifás tem um pesadelo com Judite. Petronius mata Barrabás. Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.