Qual região do Brasil têm mais pedras preciosas?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O estado do Rio Grande do Sul é conhecido especialmente por sua grande abundância em pedras de quartzo, sendo a mais comum a ametista, o quartzo violeta. Os quartzos possuem uma grande gama de cores, e são consideradas as pedras preciosas mais acessíveis do Brasil.

O país se posiciona como segundo maior extrativista de esmeralda e o único de topázio imperial e turmalina paraíba. Também possui grandes jazidas de citrino, ágata, ametista, turmalina, água marinha, topázio e cristal de quartzo. As pedras preciosas são comercializadas em gramas e grãos.

Um dos maiores polos comerciais de esmeraldas do Brasil, Campo Formoso, município no norte da Bahia, está a cerca de 2 mil quilômetros do Rio de Janeiro, de onde um grupo de joalheiros e designers de joias partiu para encontrar, no subsolo de suas terras áridas, o verdadeiro valor da pedra preciosa.

Com atrativos que unem a adrenalina da aventura a uma natureza de tirar o fôlego, o município de Pirenópolis, em Goiás, convida cada vez mais visitantes para conhecê-lo.

A Mina está dentro da Fazenda Sucupira, onde fica também a Pedra do Chapéu do Sol. Nessa mina aprendi muito sobre cristais e tive a experiência única de “garimpar” essa pedra cheia de encantos. Cristalina concentra a maior jazida de cristais do mundo e já teve sua época áurea.

Segundo SVISERO (1995), diamantes aluvionares são amplamentes distribuidos em todo o território nacional, sendo encontrados desde o Rio Uraricoera (Roraima) no norte, até o Rio Tibaji (Paraná) no sul, e do Rio Pardo (Bahia) a leste, ao Rio Madeira (Ácre) no oeste.

cidade de Teófilo Otoni

A cidade de Teófilo Otoni é considerada a capital mundial das pedras preciosas. E esta feira trás um grande movimento numa das principais praças da cidade bem no centro. Por isto atraí muitos turistas a negócios, mas de curiosidade vale a pena conhecer.

As explorações de coríndon (rubi e safira) ainda são reduzidas no país e estão localizadas principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.

Podemos realizar um teste simples em casa que nos permite aprender mais sobre sua autenticidade e valor. Com uma lupa, ou uma lupa, se houver, podemos verificar a cor da pedra e como a luz do sol ou luz artificial passa por ela. Uma pedra preciosa geralmente tem uma cor muito intensa e um alto índice de refração.

Diamante Oppenheimer

1- Diamante Oppenheimer azul
Isso porque, apesar de cada quilate do diamante Oppenheimer ser mais caro, a joia feita com ele foi vendida a 57,5 mil dólares, enquanto a joia feita com o diamante estrela rosa, cerca de 71,2 mil dólares.

A única jazida de kimberlito conhecida no Brasil com viabilidade econômica de lavra, até agora, está localizada em São Roque de Minas (MG), na região da Serra da Canastra, e pertence à Mineração do Sul Ltda., controlada pelo grupo sul-africano De Beers.

Braúna, mina da Lipari Mineração localizada na cidade de Nordestina, é considerada a primeira mina de diamantes da América do Sul desenvolvida em depósito kimberlítico, rocha fonte primária de diamante. A mina entrou em operação comercial em julho de 2016 e atualmente é a maior produtora de diamantes do Brasil.

2 PRODUÇÃO INTERNA
O Estado de Mato Grosso foi o maior produtor de diamante em quantidade, com 88% do total da produção brasileira, seguido de Minas Gerais (11%) e Bahia (1%).

A característica principal do centro da cidade de São Tomé das Letras, são as construções feitas de pedras de Quartzito, encaixadas uma a uma. Ao redor da cidade, a natureza predomina.

MUNICÍPIO DE Rio das Pedras
Possui extensão territorial de 226 km², sendo que 25,95 km² representam áreas urbanas.

Opção: 25 G A 100 G - R$ 149,90. 101 G A 200 G - R$ 149,90.

A areia preta é composta de areia aluvial constituída predominantemente por grãos de minerais escuros pesados ou rochas, e é comumente encontrada em depósitos de areia (ou de aluvião ) onde há ouro.