Qual regência nominal está empregada incorretamente o benefício está acessível?

Perguntado por: icunha8 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

>> certo - o adjetivo "acessível" rege preposição "a" (quem está acessível... está acessível A alguma coisa).

"Acessível" é o nome que desempenha a função de termo regente na frase acima. O termo regente sempre requer um complemento para que seu sentido seja completo. Neste caso, como o termo regente é um nome, o complemento obrigatoriamente deve ter preposição.

Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos.
...
Exemplo de regência de alguns nomes:

  • Tenha “amor a” seus livros.
  • Meu “amor pelos” animais me conforta.
  • Cultivemos o “amor da” família.
  • O amor “para com” a Pátria.

Erros de regência verbal
(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição. Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. Note como “filme de terror” completa o significado do substantivo “medo”.

As preposições mais utilizadas na regência nominal são, também: a, de, com, em, para, por. Preposição a: anterior a, contrário a, equivalente a,... Preposição de: capaz de, digno de, incapaz de,... Preposição com: impaciente com, cuidadoso com, descontente com,...

Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos. Em geral, a relação entre o nome e o seu complemento é estabelecida por preposição. Resposta: acho letra D.

Quanto à regência do verbo “assistir”, assinale a alternativa correta, considerando a norma-padrão. A regência encontra-se correta, pois, por se tratar de verbo transitivo direto, “assistir” não rege preposição.

Regência, tanto a regência verbal como a regência nominal, é o processo em que um termo determinante rege outro determinado a ele, estabelecendo relação de subordinação entre os dois. A marca de subordinação costuma dar-se pela preposição que liga um termo ao outro ou pela ausência dela.

Regência nominal é a relação sintática entre o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e seus complementos. Nessa relação, o nome é o termo regente; já os complementos são os termos regidos. Regência verbal é a relação sintática entre o verbo e seus complementos.

Existem dois tipos de regência: nominal e verbal. Mas antes de vermos as especificidades de cada uma delas é super importante entendermos o que é termo regido e termo regente. Chamamos de termo regido aquela palavra que depende de outra para ter algum sentido.

Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).

A regência verbal é a relação que o verbo mantém com os termos que o complementam (os objetos direto e indireto) e/ou que o caracterizam (adjuntos adverbiais). A maneira mais fácil de achar a frase que apresenta a regência errada é analisar se a presença ou ausência de preposição é adequada à oração analisada.

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."

O que são erros gramaticais

  1. Regência nominal e verbal inadequadas;
  2. concordância nominal e verbal inadequadas;
  3. acentuação inadequada;
  4. uso inadequado de coesão e coerência;
  5. erros de ortografia.

A regência nominal é a relação que existe entre um nome (adjetivo, substantivo ou advérbio) e os termos que são regidos por ele. A regência nominal sempre é mencionada por uma preposição. Para facilitar seu estudo, entenda que vários nomes apresentam o mesmo regime dos verbos a que derivam.

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.

“à humanidade” completa o sentido do substantivo “amor”, por isso é complemento nominal; “pela chuva” é agente da passiva, pois indica o que executou a ação de lavar as ruas, cujo verbo está na voz passiva “foram lavadas”; “em virtudes” completa o sentido do adjetivo “rico”, por isso é complemento nominal.

Verbos que apresentam mais de uma regência

  • ASPIRAR.
  • ASSISTIR.
  • QUERER.
  • VISAR.
  • PROCEDER.