Qual refrigerante pode tomar na gravidez?

Perguntado por: ipinheiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Não existe contra-indicação, mas as bebidas com gás, até mesmo a água, prejudicam ainda mais a digestão do que os líquidos comuns.

O refrigerante faz mal na gravidez porque causa desconforto abdominal, contribui para o aumento de peso e pode provocar retenção de líquidos. Além disso, os refrigerantes à base de cola, como a Coca-Cola e a Pepsi, têm muita cafeína, que durante a gravidez não pode ultrapassar 200 mg por dia.

Os especialistas referem que os refrigerantes light/zero são seguros para as mulheres grávidas. Recomendamos a quem tenha questões relacionadas com a dieta na gravidez que contacte o seu médico.

Bebidas gaseificadas
Se você não resiste a um refrigerante, evite os à base de cola (por causa da cafeína) e as versões light, que em geral têm diversas combinações de adoçantes.

A recomendação é evitar o consumo de bebidas industrializadas durante a gestação, principalmente refrigerante. Esse tipo de bebida possui grande concentração de açúcares, cafeína e aditivos químicos, como acidulantes, corantes e conservantes. E esses componentes podem fazer mal à saúde da gestante e do bebê.

De acordo com as obstetras Karina Tafner e Marcella Marinho, grávida pode, sim, tomar açaí! O alimento é uma ótima fonte de vitaminas, minerais, cálcio, magnésio e potássio, que são importantes para a manutenção da saúde da gestante e desenvolvimento saudável do bebê.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

A grávida pode beber água com gás? Pode, ainda que este consumo ser feito de forma moderada e devendo também preferir águas minerais naturalmente gaseificadas. Contudo, existe a exceção das grávidas que apresentem síndrome do intestino irritável.

A principio não há contra indicação, porém cada caso é um caso, logo, pessoas aparentemente nas mesmas condições, tem necessidades diferentes.

Sabemos que nem todo mundo consome cafeína ou quer consumi-la o tempo todo, por essa razão nós também oferecemos uma variedade de refrigerantes sem cafeína, como Sprite e Fanta, para que as pessoas possam fazer suas escolhas conscientes.

O ideal é que a grávida opte pelo leite pasteurizado, pois isso garante que foram eliminadas todas as bactérias causadoras de doenças. Para obter todos os benefícios, é aconselhado que a gestante tome, em média, 750ml de leite de vaca por dia.

Pesquisas anteriores mostraram que as mães que consomem bebidas açucaradas e refrigerantes nos meses após o parto estão em risco de ganhar peso e podem também expor os seus recém-nascidos a estes açúcares adicionados através do leite materno.

“O centro de gravidade muda durante a gravidez. Elas perdem o equilíbrio com mais facilidade e o risco de queda é altíssimo. A força de uma gestante também é menor do que a de uma mulher não grávida. Então, evite andar de moto, patins, bicicleta, cavalo, (risos)”, afirma Alberto Sabbag, da Abramet.

Café na gravidez faz mal? O consumo de pequenas quantidades de café não é prejudicial durante a gravidez e, por isso, a ingestão de até 340 ml de café coado por dia, o que equivale a 200mg de cafeína, é considerada segura pela Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia.