Qual refrigerante faz menos mal na gravidez?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Os especialistas referem que os refrigerantes light/zero são seguros para as mulheres grávidas.

Refrigerantes à base decola e guaraná devem ser evitados durante a gravidez por causa da cafeína, que se for consumida em excesso pode diminuir o crescimento do feto e parece estar relacionada com partos prematuros e abortos.

O refrigerante faz mal na gravidez porque causa desconforto abdominal, contribui para o aumento de peso e pode provocar retenção de líquidos. Além disso, os refrigerantes à base de cola, como a Coca-Cola e a Pepsi, têm muita cafeína, que durante a gravidez não pode ultrapassar 200 mg por dia.

A recomendação é evitar o consumo de bebidas industrializadas durante a gestação, principalmente refrigerante. Esse tipo de bebida possui grande concentração de açúcares, cafeína e aditivos químicos, como acidulantes, corantes e conservantes. E esses componentes podem fazer mal à saúde da gestante e do bebê.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

Os especialistas referem que os refrigerantes light/zero são seguros para as mulheres grávidas. Recomendamos a quem tenha questões relacionadas com a dieta na gravidez que contacte o seu médico.

Portanto, o recomendado por especialistas é que a mulher não consuma coca-cola durante a gestação, pois isso poderia causar uma série de problemas em decorrência do excesso de açúcar, cafeína e até mesmo por conta dos gases.

A grávida pode beber água com gás? Pode, ainda que este consumo ser feito de forma moderada e devendo também preferir águas minerais naturalmente gaseificadas.

Café na gravidez faz mal? O consumo de pequenas quantidades de café não é prejudicial durante a gravidez e, por isso, a ingestão de até 340 ml de café coado por dia, o que equivale a 200mg de cafeína, é considerada segura pela Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia.

O consumo do amendoim é permitido para as grávidas – inclusive, a leguminosa é fonte de ácido fólico, um nutriente importante para a gestação. A única restrição é, naturalmente, para pessoas que já sofram com a alergia a amendoim.

Antiácidos baseados em cálcio ou magnésio podem ser tomados por gestantes sob a orientação de um médico ou farmacêutico2. Antiácidos que contêm bicarbonato de sódio, como o Sal de Fruta ENO, NÃO são recomendados.

A principio não há contra indicação, porém cada caso é um caso, logo, pessoas aparentemente nas mesmas condições, tem necessidades diferentes.

Sabemos que nem todo mundo consome cafeína ou quer consumi-la o tempo todo, por essa razão nós também oferecemos uma variedade de refrigerantes sem cafeína, como Sprite e Fanta, para que as pessoas possam fazer suas escolhas conscientes.

De acordo com os especialistas não há razões para proibir o consumo dessa fruta às mulheres grávidas.

Sabe-se que níveis elevados dessa substância podem diminuir a perfusão sanguínea materna nos espaços intervilositários da placenta. Tal condição prejudica o recebimento do aporte necessário de nutrientes pelo feto e resulta em crescimento intrauterino insuficiente³.

Frutas não recomendadas na gravidez

  • Cereja. As cerejas concentram alguns açúcares simples. ...
  • Cítricas. As frutas cítricas são recomendadas por seu conteúdo significativo de vitamina C. ...
  • Sucos não pasteurizados. Sucos não pasteurizados devem ser evitados durante a gravidez, pois são uma possível fonte de infecção.

A partir do momento que a barriga começar a crescer, além de ficar mais desconfortável ao pilotar a moto, é comum a gestante ter certo desequilíbrio, podendo ter aumentadas as chances de uma queda. Como também intensificar as dores na coluna, comum no período de gestação.

O limão é uma fruta rica em vitamina C e seu consumo é bastante seguro durante a gravidez. Ele pode ser utilizado para produzir sucos ou temperar alimentos como saladas, por exemplo.