Qual que é o planeta mais pequeno do mundo?

Perguntado por: lsiqueira9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Mercúrio

Mercúrio: É o menor planeta do sistema solar, o mais próximo do Sol e mais rápido, formado basicamente por ferro, pode ser visto da Terra a olho nu. Vênus: É o segundo planeta mais próximo, além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu.

São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Jovianos, gigantes ou gasosos: correspondem aos quatro planetas (menos densos) mais distantes do Sol, constituídos de gases como hélio e hidrogênio. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Plutão foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh e até 2006 foi considerado o nono planeta do Sistema Solar.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Na atualidade, sabe-se que todos os planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) possuem anéis. A principal característica dos anéis de Urano é a opacidade, uma que vez ele não tem iluminação própria. O planeta Urano possui 13 anéis planetários conhecidos.

Via Láctea

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu.

Urano

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância em seu estado líquido, juntamente à presença do oxigênio e a capacidade de reciclar gás carbônico fazem da Terra um planeta com características únicas.

Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas. Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.

Mercúrio

O planeta Mercúrio é o mais próximo do Sol.

A última grande explosão observada em Júpiter ocorreu em 1994, quando um asteroide com força de 300 milhões de bombas atômicas atingiu o planeta e deixou marcas em sua atmosfera.

Um sistema planetário foi encontrado na pontinha de Órion que poderia deixar Tatooine — o planeta com dois sóis fictício de Star Wars — no chinelo. O raríssimo sistema com três estrelas é chamado GW Orionis (GW Ori).

Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, por serem visíveis a olho nú, são conhecidos desde a antiguidade, foram identificados e nomeados por diversas civilizações.

A Nasa (agência espacial dos EUA) anunciou a descoberta de um planeta com tamanho parecido ao da Terra e que pode ser habitável. Chamado de TOI 700 e, o planeta orbita uma zona em que é possível haver água no estado líquido, crucial para a existência de vida como conhecemos.

a Terra

E a Terra é o planeta do Sistema Solar que mais possui oxigênio, que constitui cerca de 20% de nossa atmosfera.

Há dois meses, cientistas anunciaram a descoberta de um planeta "primo" da Terra, que poderia ser habitado por seres humanos e outros animais. O planeta foi batizado com o nome de Kepler - 452 B e poderia oferecer condições de sobrevivência parecidas com as do nosso planeta.

Vênus

Vênus é conhecido como a Estrela da Noite porque ele é o planeta mais brilhante que pode ser visto da Terra. Sua espessa camada de nuvens é um excelente refletor da luz do Sol. Vênus e Terra têm tamanho, composição e massa similares.

5.772 K