Qual que é o fusível da ignição?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Os fusíveis ligados ao sistema de ignição da Courier (diretamente ou para alimentar algum sistema acionado pela ignição) são: F13, F16, F17, F18, F19, F20 e F21.

Para encontrar a caixa de fusíveis, basta utilizar o manual do veículo. Nele, a montadora indica onde está localizado esse compartimento e detalha quais são os aparelhos e subsistemas guarnecidos por cada fusível.

Um fusível queimado indica que algo está errado no seu circuito de energia. Se você tiver problemas para o seu carro funcionar e este for o fusível queimado, consulte o manual do proprietário do veículo antes de trocar a peça.

Este fusível é utilizado por quase todas as industrias automobilísticas para proteção de circuitos eletrônicos e módulos de som que exijam grande potência, e por ter um tamanho maior possui uma melhor dissipação de calor.

Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro. Um fusível não pode ser adaptado.

O fusível é um dispositivo de proteção contra o curto-circuito e a sobrecarga que acontecem dentro do circuito elétrico. Os fusíveis estão presentes internamente em aparelhos eletrônicos e em filtros de linha, que são muito utilizados para ligar computadores em escritórios.

O que é Fusível? Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração. O fusível é um corpo oco, como um cano de vidro ou plástico muito pequeno. Dentro contém um elo condutor metálico, feito de chumbo ou estanho.

A maioria dos equipamentos é vendida com tensão selecionável (bi-volt), para 110V ou 220V (em geral há uma chave para selecionar a tensão desejada). O normal é as fabricas deixarem configurados o aparelho em 220V, e inclusive o fusível também para 220V.

Os fusíveis são equipamentos de segurança que impedem a passagem de corrente quando há uma sobrecarga em um circuito elétrico. Assim, quando há uma passagem de corrente maior do que o fusível suporta, ele queima, impedindo que essa sobrecarga chegue ao circuito.

F15 (15 A) é o fusível que cumpre essa função e fica localizado na central de distribuição elétrica (CJB).

O que você não deve fazer quando os fusíveis queimam
Fique atento para um detalhe: jamais coloque um fusível com amperagem maior que a indicada pelo fabricante do veículo. Em caso de sobrecarga de energia, o componente não se romperá e isso pode provocar superaquecimento da fiação e até mesmo um incêndio.

O tempo de vida útil de um fusível é definido como sendo uma variável com distribuição exponencial. Determinou-se, a partir de algumas estatísticas de consumo, que o tempo médio de vida do fusível é de 1.000 horas.

o fusível serve para evitar que picos de tensão queimem alguma parte do sistema, se voce usar um maior os picos vão com mais força para o sistema e pode queimar.

Você usa a seguinte formula: P(carga)= V(carga)*I(carga). Se Tensão da rede for 220V a corrente é menor que a corrente para 127V. Como os cálculos são superficiais o valor do fusível adotado deve o valor mais próximo acima do valor calculado! Abraço!

O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.

Fusível: para que serve? O curto-circuito pode causar incêndios e vários danos aos equipamentos elétricos e justamente por isso que os fusíveis são tão utilizados. Os fusíveis são dispositivos usados para proteção contra sobrecorrente, curto-circuito e sobrecarga de longa duração.

Se o fusível estiver queimado, não haverá leitura alguma. Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto mantiver as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está fechado e o fusível está funcionando.

ELOS FUSÍVEIS
Utilizado em chave fusível para proteção de equipamentos e ramais das redes de distribuição e subestação de energia. Desenvolvido para proteção contra sobrecargas e interrupção de correntes de alta intensidade. Disponível nas curvas H, K e T para redes de distribuição e EF para subestação.

Podem ser de efeito rápido ou retardado. Os fusíveis de efeito rápido devem ser utilizados onde não ocorre variação considerável de corrente entre a partida e o regime normal de funcionamento, como as cargas resistivas e lâmpadas.