Qual que é a origem do aniversário?

Perguntado por: srebelo7 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Aniversário é a junção das palavras annus (ano) e vertere (voltar) e significa aquilo que volta todos os anos. As comemorações de aniversário começaram no Egito antigo por volta de 3000 a.C, e eram restritas apenas aos faraós e deusas. Os gregos também só comemoravam a seres superiores.

O hábito de celebrar aniversários começou no antigo Egito, quando os faraós começaram a celebrar, todos os anos, a data em que foram coroados. O que contava nesta época não era a data de nascimento, mas sim a data em que eles haviam “nascido” como governantes.

As festas de aniversário desse tempo tinha como objetivo proteger o aniversariante do mal. Hoje em dia as festas de aniversário tem como objetivo celebrar mais um ano de vida na companhia de amigos, familiares e pessoas importantes na vida do aniversariante.

A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça. Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.

Os antropólogos Ralph Linton e Adelin Linton dizem no seu livro The Lore of Birthdays (“A Sabedoria dos Aniversários”, sem tradução em português) que os aniversários são comemorados desde o Egito Antigo, ou seja, por volta de 3000 a.C. Naquela época, as comemorações eram realizadas apenas para os faraós e deuses mas, ...

Salmos 118:24
Feliz aniversário! Que a alegria deste dia se estenda por toda a sua vida!

Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus.

OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro. Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data.

Tudo começou com os egípcios.
Os eruditos que estudam a Bíblia dizem que a primeira menção de um aniversário foi por volta de 3.000 a.C. e foi em referência ao aniversário de um Faraó. Mas um estudo mais aprofundado implica que este não foi seu nascimento no mundo, mas seu “nascimento” como um deus.

Conforme historiadores, o ato de assoprar velas de aniversário data de muitos séculos atrás e teve seus primeiros registros na Grécia antiga. Na época, o ritual era feito em homenagem a Ártemis, a deusa da caça, que era reverenciada todos os meses no sexto dia.

De acordo com a especialista, festa se categoriza como um momento de lazer, que é uma necessidade do ser humano. "O lazer é uma necessidade, indiferente se for ir no bar, numa festa ou ficar em casa, porque se você não tiver lazer você é só trabalho.

Por ser uma data importante, o bolo pode ser visto como um meio de compartilhar com as pessoas que gostamos a alegria e gratidão de estar fazendo mais um ano de vida.

Não devemos criar festas, que Deus não autorizou, na sua igreja, e não devemos nunca participar de práticas imorais e indecentes, mas não temos base bíblica para condenar a mera participação com familiares e compatriotas em festas e comemorações comuns e decentes.

O formato circular do bolo foi escolhido para representar a lua cheia, símbolo de Ártemis. Assim, sempre que os fiéis queriam homenageá-la, eles levavam o preparado ao famoso templo da deusa em Éfeso, antiga colônia grega na atual Turquia.

Quando se acende mais de uma vela e uma das chamas está mais brilhante do que as outras: indica boa sorte. Quando se acende mais de uma vela e, todas as chamas ESTÃO altas e brilhantes: erga as mãos para o céu e agradeça pela benção que está recebendo em seu pedido.

Bolo de chocolate é um bolo simples ou confeitado, que leva chocolate derretido ou em pó, ou ainda cacau em pó em sua confecção. Os ingredientes mais comuns são o ovo, o leite, a manteiga ou substituto, açúcar e fermento.