Qual que é a cor de Xangô?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira.

Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.

Seus números para sorte: 5 e 6. Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.

Conheça como é ser filho de Xangô O filho de Xangô é justo, forte e com grande autoestima. Ele acredita no poder da justiça e se destaca em suas tarefas. As pessoas que vibram na mesma sintonia desse orixá são misteriosas, cumpridores da lei e conhecidos pela fama de namoradeiros.

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

A Pedra de Xangô é uma formação geológica de bilhões de anos, patrimônio cultural, geológico e ambiental da cidade de Salvador. É localizada na Avenida Vale do Assis Valente – principal logradouro que interliga Cajazeiras X, Fazenda Grande I, Fazenda Grande II, Boca da Mata e a Estrada Velha do Aeroporto.

O sincretismo religioso - reinterpretação de elementos de diferentes religiões - permite que o dia 24 de junho seja celebrado tanto pelo catolicismo quanto pelas religiões de matriz africana. Na data é comemorado o dia de São João Batista e também de Xangô.

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros. Ele é que era o valente.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá.

As frutas são: pitanga, cana-de-açúcar.

Seu grito é “êi-í-í”. No local do culto (terreiro), também denominado de Xangô, há um altar ou congar chamado de Peji, onde são colocadas oferendas e comidas para o santo.

Xangô e São Jerônimo
Xangô é associado ao Santo Católico São Jerônimo que foi um sacerdote que viveu como eremita em uma ilha para se dedicar aos estudos sagrados. Além disso, foi um historiador e teólogo. Sua obra mais famosa é a tradução da Bíblia para o Latim. É conhecido como o santo que "escreve a Lei de Deus".

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

“Xangô é uma das entidades mais reverenciadas e queridas. Manifesta-se com ênfase, com violência, com muita força, carregando seu machado, o oxê, e o maracá, o xerê. Ele tem a ver com a justiça, o poder, a realeza”, diz o babalorixá.

Saudação à Xangô
Expressão corporal: o movimento para Xangô é feito alternando as mãos: uma vai para a testa e a outra para a nuca, e vai alternando. Em outras casas, a expressão corporal é diferente, colocando as mãos na cabeça, logo em cima das orelhas, e em seguida espalmando-as em direção ao alto.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.

Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela. Tempos depois, Xangô ficou pobre e, envergonhado, foi viver longe do som dos atabaques. Ele tomou Oxum como amante, e ela o supriu na busca de conforto e prazeres.

Continuar lendo Qual é a cor de Xangô?