Qual quantidade de silagem um cavalo pode comer por dia?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

De forma geral, a dieta do equino deve ser composta da seguinte forma: Volumoso: 1 a 1,5% do peso vivo se for feno ou 3 a 4% do peso vivo se for capim verde ou silagem.

O alto teor de amido na silagem pode causar alguns problemas de ordem digestiva, como cólica e disbiose. Isso porque a capacidade enzimática de quebrá-lo é limitada em cavalos devido à baixa secreção enzimática – no comparativo com outras espécies.

A maioria dos cavalos aceitam e consomem bem a silagem, mas cuidados importantíssimos devem ser tomados: 1- Durante o processo de ensilagem, a forragem é preservada pela fermentação anaeróbia (ausência de oxigênio) dos carboidratos não estruturais a ácidos orgânicos, reduzindo o pH.

Quanto de alimento fornecer
De forma geral, a dieta do equino deve ser composta da seguinte forma: Volumoso: 1 a 1,5% do peso vivo se for feno ou 3 a 4% do peso vivo se for capim verde ou silagem.

Introduzindo óleo na ração de seu cavalo, acelerará o ganho de peso. O óleo tem muitos benefícios para a saúde de um cavalo, mas qual óleo você deve escolher para engordar um cavalo? É melhor usar óleo de arroz, milho ou soja.

A ensilagem pode ser usada como a única forma de volumoso para equinos, desde que seja de qualidade e fornecido várias vezes ao dia. É comum ensilagem feita de sorgo, milho, capim - elefante, cana-de-açúcar e até mesmo de alfafa.

O ideal para alimentação equina é no mínimo duas refeições diárias, com descanso de 2 a 3 horas após a ingestão dos alimentos, e o cavalo deve ser alimentado após 1 hora de terminado o trabalho.

As principais fontes de energia para um cavalo são os carboidratos, as gorduras e as proteínas. Os carboidratos mais importantes nos alimentos dos equinos são: os açúcares, o amido, e a celulose.

O volumoso, como o feno, é o alimento mais seguro para os cavalos. Outra possibilidade de feno vem da alfafa. A diferença entre um e outro é que o capim é uma gramínea e a alfafa é uma leguminosa, que possui um teor de proteína maior do que a gramínea.

A facilidade de erro do manejo nutricional dos cavalos é especialmente em relação a administração de rações aos animais que são formuladas baseadas no milho, que contém muito amido. O cavalo não digere muito bem o milho, podendo fermentar no estômago ou ao longo do intestino do animal.

A silagem pode ser fornecida aos equinos, desde que sejam seguidas determinadas recomendações, a começar pela qualidade desse alimento, que deverá ser alta, podendo ser de milho, sorgo, capim e, ou alfafa.

Um animal não deve comer mais de 1% de seu peso vivo em ração. Por exemplo, uma égua de 500 kg não pode comer mais de 5 kg de ração por dia. E cada trato deve ter no máximo 3 kg.

Um período de 2 a 3 dias é considerado ideal.

A tecnologia BRS Capiaçu é voltada a todos os produtores de leite ou de carne, que façam uso de volumoso conservado em forma de silagem ou fornecido fresco. Também está sendo empregada na criação de equinos.

Vacas Secas: 9 a 15 kg, por cabeça ao dia; Touros: 1,5% do peso vivo; Bezerros e novilhas: 5 a 6 kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.

1 vaca: 24,11 Kg silagem/dia/vaca. 50 vacas: 24,11 x 50 = 1205,5 Kg silagem/dia. 50 vacas em 180 dias: 1205,5 x 180 = 217 toneladas de silagem.

Misture 500~700 g de ração para cada 100 kg de peso do cavalo a uma porção de palha de igual volume. Ou ofereça a mesma quantidade de uma mistura de flocos de cevada e farelo de arroz umedecido. Evite aumentar a quantidade de comida subitamente. Se comer rápido demais, o cavalo pode ficar com diarreia ou cólica.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

Podemos utilizar produtos de alta performance que contenham, por exemplo: vitamina B6, vitamina B12, colina, cromo, lisina, metionina, carnitina, histidina, ácido aspártico, arginina, ácido glutâmico, alanina, triptofano, taurina, entre outros.