Qual quantidade de batata doce posso comer por dia?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

50 gramas

Afinal, qual a quantidade de batata-doce devo comer por dia? Mesmo um alimento tão benéfico deve estar dentro de um contexto alimentar balanceado e ser consumido com equilíbrio. O ideal é ingerir 50 gramas por dia, o que corresponde a uma batata-doce pequena, que fornece pouco mais de 40 calorias.

Além do que, a batata doce possui cinco vezes mais cálcio do que aquela. Ela é riquíssima em nutrientes e pode ser consumida em diferentes refeições ao logo do dia, pela sua variedade de usos (farinha, tapioca, cozida, purê). Ela não provoca gases e recomenda-se ingerir 100g antes do treino, por ser rica em fibras.

Afinal, qual a quantidade de batata-doce devo comer por dia? Mesmo um alimento tão benéfico deve estar dentro de um contexto alimentar balanceado e ser consumido com equilíbrio. O ideal é ingerir 50 gramas por dia, o que corresponde a uma batata-doce pequena, que fornece pouco mais de 40 calorias.

Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.

Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.

A batata-doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada. Pode ser incluída no café da manhã e nos lanches substituindo o pão, e nas refeições principais, acompanhada por vegetais frescos e alimentos fontes de proteínas, como frango, peru, ovo ou peixe.

Mas, para aproveitar todos os nutrientes, principalmente as fibras, prepare-a cozido e com a casca. Além disso, a batata-doce também pode ser assada no forno e usada em pratos como sopa, purê e saladas. Para completar, uma xícara do tubérculo cozido fornece 950 mg de potássio.

Para que haja melhor resultado no ganho de massa muscular, o mais indicado é que o consumo seja feito no pré-treino, porém, se seu objetivo não é necessariamente a hipertrofia, essa fonte de carboidrato do bem pode ser consumida em qualquer horário.

Dieta do ovo e batata doce
O ponto principal dessa modalidade alimentar é concentrar as fontes de proteína nos ovos e fornecer energia por meio dos carboidratos complexos vindos da batata doce. Assim, o organismo possui fontes para a obtenção de energia, evita a degradação muscular e reduz os picos de insulina.

Essa quantidade é menor do que uma pequena batata, então tenha isso em mente ao comer: Calorias Existem 125 calorias em uma batata inglesa versus 108 calorias em uma batata doce.

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva recomenda o consumo de 8 a 10 gramas de carboidratos por quilo de peso corporal por dia, dependendo do exercício físico praticado e do período do consumo, ou seja, durante a preparação para com-petições e durante ou após a competição.

Comer batata doce no café da manhã pode ser muito saudável. Além do sabor suave e adocicado que empresta ao prato, ela fornece vitaminas importantes, tem baixo índice glicêmico, dá energia, auxilia na construção de músculos, previne anemia e fortalece o sistema imunológico.

Trata-se de um vegetal que não pode ser consumido cru de forma alguma, pois além de ter um gosto e textura ruins, o corpo não consegue digerir completamente se não estiver cozido. O ideal é consumir a batata doce cozida ou grelhada e só retirando a casca quando for comer, pois também se preserva os nutrientes.

Batata doce é uma das melhores fontes de carboidratos complexos, e não há problemas em consumi-la antes de deitar, especialmente acompanhada de uma boa proteína. Na verdade, e como vimos no texto, você terá mais benefícios anabólicos ao fazer isso.

Logo de cara, e para poupar o seu precioso tempo, saiba que ingerir batata doce antes de dormir é perfeitamente aceitável. Isso mesmo! Independente do seu objetivo ser ganho de massa muscular ou perda de gordura, ingerir carboidratos complexos a noite pode acelerar o seu progresso.

Os carboidratos ricos em antioxidantes presentes na batata doce aumentam a serotonina, uma substância química do cérebro que desencadeia o relaxamento. Desse modo, o tubérculo é o lanche ideal para quem deseja dormir bem.

Alimentos para comer de noite: batata-doce. A batata-doce é uma ótima opção de alimento para comer de noite. Afinal, ela é repleta de nutrientes benéficos ao nosso corpo, como beta-caroteno, vitamina C, potássio e fibra. Além disso, é saborosa e combina com uma variedade grande de pratos.

Veja os benefícios que a dieta da batata doce e ovo pode oferecer a você:

  • Saciedade por um maior período de tempo;
  • Energia para seus treinos;
  • Equilíbrio na flora intestinal;
  • Evita a fadiga muscular;
  • Apoia o anabolismo;
  • Apoia a perda de gordura localizada;
  • Mantém o corpo desintoxicado.

Mas, comer batatas de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação de variar os vegetais do cardápio ao longo das refeições também serve para garantir mais variedade de nutrientes no dia a dia.

A batata-doce é considerada uma fonte de carboidrato bastante saudável, rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e diferentes sais minerais. A presença de tantas vitaminas fortalece o sistema imunológico, enquanto os sais minerais ajudam a controlar a pressão arterial.