Qual público que mais consome?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

Agora, quando o assunto é consumo… O público geek encabeça o grupo de consumistas. Isso porque 46% deles usam serviços de delivery pelo menos uma vez na semana (e isso é só o começo). Quando o consumo é voltado para entretenimento e cultura pop, os números vão aumentando.

1. Alimentos e bebidas (delivery) O delivery de alimentos e bebidas certamente está entre a preferência do consumidor brasileiro no que diz respeito às compras online.

O topo do pódio fica com a China, que acumula mais de 1 bilhão de usuários online – mais de 70% da população total.

O e-commerce se tornou preferência dos consumidores: 61% dos brasileiros preferem realizar compras online ao invés de se dirigirem às lojas físicas, segundo pesquisa da Octadesk. Isso significa que, em média, a cada cinco pessoas, três adquirem algo por meio virtual.

Qual o potencial de consumo do público jovem?

  • 76% roupas, calçados e acessórios;
  • 53% eletrônicos e eletrodomésticos;
  • 35% fast food;
  • 21% telefonia e informática;

Os jovens da classe C são os maiores consumidores do país.

Como já citado, neste ano a classe B2 lidera o cenário de consumo, representando mais de R$ 1 bilhão dos gastos.

De acordo com os números levantados, o brasileiro consome em média 839 xícaras de café por ano (de 40 ml). Isso considera todas as categorias de café exceto as prontas para beber. É mais do que cinco vezes a média mundial, segundo dados apresentados.

Principais desejos dos brasileiros são casa própria, educação e saúde | Radioagência Nacional.

Quem tem esse tipo comportamento é chamado de consumista.

Segundo o material, os consumidores entre 25 e 34 anos são os responsáveis pela maior parcela das transações online, representando 38%, seguido por consumidores entre 35 e 44 (23%), e jovens dos 18 aos 24 (18%).

Quase 60% dos idosos já acessam a internet
O grupo com 25 a 29 anos tem o maior percentual de utilização: 94,5%, mas todos os grupos etários entre 14 e 49 anos têm percentuais superiores a 90%.

Segundo o relatório, o principal motivo pelo qual as pessoas deixam de comprar online é a falta de segurança das lojas virtuais. Por outro lado, alguns dos motivos que fazem as pessoas buscarem as lojas virtuais e realizarem suas compras online são a busca por um preço menor, conforto e comodidade, entre outros.

Por isso, separamos aqui algumas dicas para você que quer conquistar o público jovem.

  1. 1 – Você precisa “conversar” com eles. ...
  2. 2 – Invista na internet. ...
  3. 4 – Aposte na interatividade. ...
  4. 5 – Não esqueça do seu espaço físico!

Produtos mais consumidos. Entre as categorias mais consumidas pelo grupo analisado estão margarina (42,6%), pão de forma/cachorro-quente/hambúrguer (32,8%), refrigerantes (27,7%) e salsicha, linguiça, mortadela ou presunto (26,5%).

Segundo ela, o consumidor brasileiro está otimista, mas também cauteloso. “A Covid-19 o surpreendeu, assim como a crise econômica e também a inflação”. No entanto, o olhar esperançoso é o grande detalhe e uma boa oportunidade para as marcas.

Maior consumidora do país, a classe A tem no topo da lista de artigos mais procurados malas, bolsas, cintos e brinquedos. A classe B, que consome o equivalente ao dobro de seu tamanho, prefere produtos de beleza, água mineral, sucos, refrigerantes, bebidas fermentadas e os produtos da classe A.