Qual pronome de tratamento para militar?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Para se dirigir a uma pessoa, fazendo-se referência a um oficial-general (ou maior autoridade), usa-se o tratamento na 3ª pessoa: Vossa Excelência (alterado pelo Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019). Ex: “Tenente, acompanhe o general até o gabinete”. Para se chamar um oficial-general usa-se o vocativo.

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

R$4.851

Qual é o salário de Policial Militar? O salário médio nacional de Policial Militar é de R$4.851 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Policial Militar na sua região.

Autoridades Militares
Vossa Excelência (V. Ex.

Dessa forma, pode-se tratar protocolarmente servidores policiais ocupante em cargos de delegados, tanto por Vossa Excelência, quanto por Vossa Senhoria.

EXCELENTÍSSIMO

estudo. Polícia é o EXCELENTÍSSIMO (e EXCELÊNCIA). dispensado ao Delegado de Polícia. tratamento EXCELENTÍSSIMO.

é uma abreviação do pronome de tratamento "Ilustríssimo" utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente à forma de tratamento "Senhor".

Ilma , abreviatura de Ilustríssima.

7) Já ilustríssimo normalmente se aplica a autoridades ocupantes de outros cargos e pessoas que não ocupam cargos específicos nem exercem efetiva autoridade (cidadãos comuns, cônsules, coronéis, diretores de escola, etc.). A ele corresponde o tratamento Vossa Senhoria.

Vossa Excelência: significado
É direcionado para o Presidente da República, ministros, senadores, embaixadores e outros altos cargos. Importante ressaltar que, quando utilizado para se referir ao Presidente da República, o pronome não deve ser abreviado.

Devemos utilizar o adjetivo meritíssimo sempre que quisermos referir alguém de grande mérito, muito merecedor. É a forma de tratamento usada habitualmente para juízes de direito.

3) À maioria das autoridades se confere o tratamento de Vossa Excelência. Enquanto isso, reserva-se Vossa Senhoria para o tratamento formal das pessoas comuns. 4) Os manuais de Gramática, quando tratam especificamente da matéria, destinam normalmente o tratamento de Vossa Excelência aos membros do Ministério Público.

A Carteira de Identidade é de uso:
I - obrigatório: a) para os policiais-militares da ativa e da inatividade; b) para os pensionistas habilitados e para o pessoal civil; II - facultativo: para os dependentes dos policiais-militares.

O juiz sentenciante também dispôs que "'doutor' não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresenta tese a uma banca e esta a julga merecedora de um doutoramento".

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

Os maiores salários da Polícia Militar ficam nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Roraima e Minas Gerais.

Policial militar: tudo sobre a profissão.