Qual profissional trata ansiedade e depressão?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade.

O profissional especialista em tratar ansiedade, depressão e outras doenças da mente é o psiquiatra, aliado muitas vezes ao psicólogo, psicoterapeuta e outros profissionais.

Medicamentos mais usados no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG):

  • Alprazolam (Frontal);
  • Diazepam (Valium);
  • Lorazepam (Lorax);
  • Clonazepam (Rivotril).

O ideal é conversar e explicar o motivo pela procura médica ou psicológica, dependendo do que você sente e como você sente o especialista pensará no diagnóstico e nas melhores possibilidades de tratamento. Sugiro ir aos especialistas tranquilo(a), converse com eles de forma aberta e clara.

Na primeira consulta, o psiquiatra pergunta ao paciente o que o levou até ali. Além disso, pede informações sobre ele e seus hábitos. Por exemplo: histórico de transtornos mentais na família, trabalho e relacionamentos. Esses detalhes são importantes para que o médico entenda o paciente.

Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Para uso dos testes, devem ser procurados os psiquiatras autorizados para aplicá-los.

O teste DASS-21
A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress.

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr. Vieira Filho.

Atuação do médico psiquiatra
A avaliação psíquica ocorre desde o momento em que o paciente entra no consultório, por meio da observação cuidadosa do seu comportamento, humor, comunicação verbal e atenção, entre outros aspectos. Esse exame é complementado no decorrer das consultas com diálogos, testes e questionários.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

“Os transtornos ansiosos são condições crônicas. Se não forem tratados, a tendência é que se agravem com o passar do tempo. Os sintomas que, no início do quadro, quase não incomodam ou mal são notados pelo paciente e pelos familiares, passam a incapacitar o indivíduo”, afirma o psiquiatra Gustavo Faria.

Para além destes sintomas físicos, a ansiedade pode provocar várias alterações psíquicas, como reações cognitivas (preocupação excessiva, dificuldades de concentração...), comportamentais (tremores, paralisação...) e sociais (dificuldades em falar em público, evitamento de eventos sociais...) que podem afetar a ...

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico.

Então, além da dificuldade de respirar, tontura e aceleração do ritmo do coração, pessoas com diferentes tipos de ansiedade podem apresentar sintomas físicos. Entre eles, estão: Fala acelerada. Sensação de tremor e vontade de roer as unhas.

Como controlar a crise de ansiedade?

  • Desvie a atenção dos sintomas. ...
  • Diminua o ritmo da respiração. ...
  • Relaxe os músculos. ...
  • Se distraia. ...
  • Use a imaginação guiada.

A solicitação pode ser feita on-line pelo Meu INSS. acesse o site do meu INSS ou baixe o aplicativo; faça o acesso clicando em 'Entrar com gov.br” e informe seu CPF e senha (ou crie uma conta caso não tiver);

Durante o tratamento psicológico, diante da persistência importante de sintomas tais como tristeza, choro, insônia, anedonia, por exemplo, encaminhamos para médico especialista psiquiatra para avaliar a necessidade de prescrição medicamentosa, pois a nós psicólogos não nos cabe receitar medicamentos.

A Psicologia costuma olhar para os problemas psicológicos pela perspectiva filosófica, social e comportamental do indivíduo, buscando compreender as causas. A Psiquiatria atua pela visão médica, identificando os transtornos e prescrevendo os medicamentos adequados.

Sintomas comportamentais: irritabilidade, impulsividade, agressividade, ritmo de fala acelerado, gesticulações exacerbadas. Sintomas cognitivos: problemas de concentração e de memória, excesso de preocupação, dificuldade de tomada de decisão, problemas para dormir ou na qualidade do sono (insônia).

250,00 reais

Quanto custa uma consulta com um psiquiatra
O valor da consulta depende muito da cidade, do médico e se o paciente tem plano de saúde ou não. Em 2021, o preço médio da consulta com um psiquiatra é de 250,00 reais, na rede privada.