Qual profissional pode fazer procedimento invasivo?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Procedimentos estéticos invasivos só podem ser realizados por médicos - SBD.

Com tudo isso posto, o profissional Técnico em Estética (sob a supervisão de um Responsável Técnico graduado em Estética e Cosmetologia) e o Esteticista e Cosmetólogo são os profissionais que podem realizar procedimentos estéticos injetáveis, desde que devidamente qualificados e utilizando-se materiais, produtos, de ...

Proposta define quais profissionais podem atuar na área de saúde estética. O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Isso significa que esteticistas podem aplicar injetáveis? A resposta é sim, esteticistas podem atuar com procedimentos injetáveis, no entanto, para isso, devem ter uma formação complementar.

Hoje a Lei 12.842, de 2013, considera procedimento invasivo a “invasão dos orifícios naturais do corpo, atingindo órgãos internos”.

Existe apenas a restrição, que segundo a Lei n°13.643/2018 que regulamenta a profissão dos esteticistas e cosmetólogos, fica proibido a atuação em procedimentos invasivos, injetar substâncias, praticar atos cirúrgicos ou até mesmo prescrever medicamentos.

Resumindo a pergunta que dá título ao texto: podem realizar o curso de aplicação de toxina botulínica os profissionais já graduados das áreas da Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia, independentemente de especialização.

No Brasil, os profissionais habilitados a aplicar botox e botox preventivo podem ser: enfermeiros, médicos, biomédicos, dentistas e farmacêuticos.

Hoje, após anos de luta da comunidade, o COFEN conseguiu a liberação das práticas e da capacitação dos enfermeiros. Com a resolução 626/2020, os profissionais de Enfermagem Estética tem aval legal para trabalharem na área, inclusive com os procedimentos injetáveis, um dos mais procurados e lucrativos do mercado.

Somente orienta, ratifica e o consolida.
O respaldo legal, para fisioterapeutas utilizarem quaisquer recursos injetáveis de fase líquida como exclusivamente adjuvantes à sua prática clínica, sempre existiu.

Para tal, se utiliza de técnicas como pré e pós-operatório, botox, preenchimentos, fios de sustentação, peelings, microagulhamento, carboxiterapia, intradermoterapia corporal e facial, intramuscular, hidrolipoclasia não aspirativa, procedimento estético injetável para microvasos (PEIM), SkinBooster, toxina botulínica, ...

Quais profissionais estão autorizados a fazer a harmonização facial? Embora somente cirurgiões plásticos possam realizar o lifting cirúrgico, os procedimentos de harmonização facial podem ser aplicados, além do cirurgião plástico, por dermatologistas e, como dissemos antes, por dentistas com especialização nessa área.

O profissional em cosmetologia irá cuidar da elaboração de cosméticos. Para tal tarefa ele precisará que na sua base de formação tenha-se estudado a formulação, produção, controle de qualidade físico-químico e microbiológico, bem como os aspectos do marketing cosmético, incluindo pesquisa de mercado e até embalagens.

Terapias injetáveis na estética: o que é?

  • Toxina botulínica (Botox) ...
  • Preenchimentos dérmicos. ...
  • Bioestimuladores de colágeno e fios faciais. ...
  • Injetável para Microvasos. ...
  • Plasma rico em plaquetas (PRP)

Quem faz curso de estética pode aplicar botox? Poder, até pode. No entanto, é preciso ter uma especialização para fazer esse tipo de procedimento. Isto é, o profissional que não tiver uma especialização para aplicar a toxina botulínica, ele não poderá aplicar botox.