Qual profissional pode aplicar botox e ácido hialurônico?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4 / 5 12 votos

Médicos. Biomédicos. Cirurgiões-dentistas. Farmacêuticos.

Profissional apto a realizar o procedimento
O preenchimento facial com ácido hialurônico deve ser feito por médicos, preferencialmente especialistas em estética, como o dermatologista e o cirurgião plástico.

O biomédico, enfermeiro, esteticista pode fazer preenchimento facial e harmonização facial. Com relação a profissionais não médicos, orientamos muito cuidado.

Sim, se é uma técnica utilizada para fins estéticos, não para fins terapêuticos em outras instâncias, não há impedimento para o esteticista, desde que o profissional tenha a perícia técnica para atuar com tal procedimento ou com uso de um equipamento de estética.

Então, quando se trata de saber exatamente quem pode aplicar procedimentos injetáveis na estética, nós, do IESE, temos uma resposta muito clara: Médicos, Cirurgiões Dentistas, Enfermeiros Estetas, Farmacêuticos Estetas, Biólogos Estetas e Biomédicos Estetas, podem aplicar procedimentos injetáveis.

Resumindo a pergunta que dá título ao texto: podem realizar o curso de aplicação de toxina botulínica os profissionais já graduados das áreas da Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia, independentemente de especialização.

Portanto, a resposta é SIM, esteticistas podem atuar com procedimentos injetáveis, no entanto, para isso, devem ter uma formação complementar, como alertou Beloni.

Quais profissionais estão autorizados a fazer a harmonização facial? Embora somente cirurgiões plásticos possam realizar o lifting cirúrgico, os procedimentos de harmonização facial podem ser aplicados, além do cirurgião plástico, por dermatologistas e, como dissemos antes, por dentistas com especialização nessa área.

Em primeiro lugar é preciso ter a formação superior adequada e hoje somente algumas classes profissionais tem autorização para atuar. Entre elas estão os dentistas, médicos, biomédicos esteta, farmacêuticos esteta e enfermeiros esteta.

Os Dermatologistas são os profissionais que possuem a qualificação necessária para realizar a aplicação da toxina botulínica – Botox ® de forma segura, por isso é necessário que procure por profissionais que tenham o conhecimento sobre todo o processo de aplicação, além de certificados que comprovem a sua experiência.

Quais profissionais estão habilitados a fazer harmonização facial? Somente profissionais da área da saúde, com formação ou especialização em saúde estética podem fazer a harmonização facial. Contudo, alguns podem realizar procedimentos mais invasivos, como dermatologistas e cirurgiões plásticos.

O botox tem contraindicações: gestantes, mulheres que estão amamentando, portadores de doenças autoimunes, neurológicas e que afetam os músculos não podem se submeter à técnica. O mesmo vale para pessoas com alergia à proteína do ovo e que estejam usando medicamentos com aminoglicosídeo.

O esteticista não está autorizado a aplicar a toxina botulínica se não tiver nenhuma especialização no assunto. Os profissionais responsáveis pelo uso da substância mais recomendados são médicos, biomédicos e cirurgiões-dentistas.

O que o técnico em estética não pode fazer? Segundo a Lei n°13.643/2018, “fica proibido a atuação em procedimentos invasivos, injetar substâncias, praticar atos cirúrgicos ou até mesmo prescrever medicamentos”.

Os médicos tem regulamentação para atuarem na área da estética injetável facial e corporal, assim como os biomédicos e farmaceutas estetas. Já os dentistas podem trabalhar apenas rosto e pescoço, não podendo atuar em corpo e capilar.

Qual formação é necessária para aplicar botox?

  • Odontologia.
  • Medicina.
  • Dermatologia.
  • Cirurgia-plástica.
  • Biomedicina.

Sim, o biomédico pós-graduado em Estética pode aplicar botox ou toxina botulínica, nos termos do artigo 5º da Resolução CFBM nº 241/2014: “Art.

O dentista é um excelente profissional para realizar o preenchimento labial porque é especialista na estética e funcionamento facial, podendo garantir grandes resultados para o paciente.

Biomédica não pode realizar procedimentos estéticos invasivos, afirma Justiça Federal em processo movido pela SBD. Os biomédicos não devem invadir a competência do profissional da medicina, devendo ficar restritos aos atos privativos de sua profissão.

Explicando de maneira simples, a biomedicina estética atua na pesquisa (causas e desenvolvimento) e tratamento de doenças que agridem o corpo humano. Além disso, a área aponta terapias, medicações e técnicas que reduzem (ou eliminam) o impacto dessas enfermidades.

Nossa dica, neste caso, é buscar um curso superior em Estética e Cosmética. Esta formação permitirá ao profissional estar atualizado ao que há de mais moderno neste segmento, além de quê, um diploma universitário abre muitas portas.