Qual profissional faz árvore genealógica?

Perguntado por: dfernandes7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Genealogista

Todo trabalho genealógico acaba por resultar na elaboração de um produto editorial tal como um relatório, um livro, uma árvore genealógica, um website, um artigo, etc.

Árvore genealógica online: seis sites para montar a história da...

  • Ancestry.
  • FamilySearch.
  • MyHeritage.
  • Geneanet.
  • Arquivo Nacional.
  • Lucidchart.

O FamilySearch é outro site para criar a sua árvore genealógica gratuita. A plataforma ainda conta com recursos como digitalização de documentos e ferramentas de pesquisa que permitem encontrar possíveis parentes. MyHeritage é um dos maiores sites de árvore genealógica do mundo.

Como construir uma árvore genealógica

  1. Escreva o nome das pessoas que você quer incluir em sua árvore genealógica. Você pode fazer isso usando seu computador ou, pra começar, papel e caneta. ...
  2. Defina as informações que você quer colocar. ...
  3. Pesquise as informações dos antepassados. ...
  4. Complete sua árvore!

Os genealogistas usam registros históricos, entrevistas orais, análise genética e fontes secundárias para construir árvores genealógicas, tratando das ligações de parentesco tanto em sentido vertical (dos ancestrais para os descendentes ou vice-versa) quanto em sentido horizontal (dos irmãos e primos entre si).

Como construir uma árvore genealógica
Normalmente, ela é iniciada com o nome do ancestral mais antigo que se conseguiu dados e partir desta pessoa, tem-se também informações dos seus descendentes até chegar ao membro mais novo da família ou na pessoa de interesse.

Antes de tudo, a árvore genealógica consiste em um estudo de gerações. Ou seja, define os seus ascendentes. Por meio dela, é traçada uma linha genealógica até a sua origem. O que significa que, ela é a representação gráfica da história da família à qual um indivíduo pertence.

Confira algumas:

  1. Buscas online. ...
  2. Bibliotecas de genealogia. ...
  3. Museu da Imigração. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Associações de genealogia. ...
  6. Testes de DNA.

Você conhece a origem do seu sobrenome? No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!

Conversar com a família e amigos talvez essa seja a maneira mais simples de conseguir informações sobre seus antepassados. Você pode conversar com parentes informalmente, telefonar, enviar um e-mail, uma mensagem ou lhes fazer uma visita. Comece por pessoas próximas, como seus pais e seus avós.

Ascendentes são as gerações da sua família que antecederam a sua chegada ao mundo. Exemplo: Pais, avós, bisavós, trisavós, etc... Descendentes, por conseguinte, são as gerações que vêm após seu nascimento, e dependem de você para se nascerem. Exemplo: filhos, netos, bisnetos, trinetos, etc...

4 dicas para você montar sua árvore genealógica com fotos

  1. Reúna todas as fotos históricas que puder. O primeiro passo, claro, é reunir as imagens que vão compor o fotolivro. ...
  2. Explore a história por trás de cada foto. ...
  3. Organize e digitalize os cliques cronologicamente. ...
  4. Defina o layout do seu projeto e mãos à obra!

Sendo assim, comece a desenhar a árvore genealógica com informações já disponíveis: as suas, dos seus pais etc.
...
Para começar, confira, abaixo, as informações que deve ter sobre cada pessoa na lista:

  1. Nome completo (não cometa erros de grafia);
  2. Data de nascimento;
  3. Data de casamento (se houver);
  4. Data de óbito (se houver).

Uma opção de site para pesquisar as diferentes versões que encontrar é o FamilySearch (www.familysearch.org). Ele é gratuito e possibilita encontrar ligações entre pessoas, local de nascimento e falecimento, entre outras informações importantes para o rastreio.