Qual profissional avalia desenvolvimento infantil?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Pediatra

A periodicidade do acompanhamento é importante para o desenvolvimento infantil, já que o médico será capaz de definir alguns detalhes necessários para cada etapa da vida da criança.

A equipe de Pediatria do Desenvolvimento atende crianças e adolescentes com enfermidades neurológicas e ortopédicas, congênitas ou adquiridas, que necessitam de habilitação ou de reabilitação. O tratamento é realizado a partir de um atendimento ambulatorial.

Segundo o Ministério da Saúde10 o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento faz parte da avaliação integral à saúde da criança (0 a 6 anos), sendo parte integrante da puericultura, a qual envolve a avaliação do peso, altura, desenvolvimento neuropsicomotor, vacinação e intercorrências, o estado nutricional, bem ...

Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção.

Atenção aos Sinais

  • Dificuldade para mover os olhos,
  • não responder a ruídos altos,
  • não perceber as próprias mãos,
  • não acompanhar os objetos com os olhos e nem segurá-los,
  • não expressar sorrisos,
  • não conseguir sustentar a própria cabeça,
  • não movimentar as pernas,
  • não balbuciar nada ou não emitir sons.

O papel do professor. O professor participa do dia a dia da criança e acompanha seu desenvolvimento de perto. É ele que tem condição de avaliar como cada aluno se comporta com os colegas, os professores, nas aulas e atividades. Com base nisso, é possível identificar se o aluno tem dificuldade e em qual área isso ocorre ...

A forma mais adequada para o acompanhamento do crescimento de uma criança, nos serviços básicos de saúde, é o registro periódico do peso no Gráfico Peso/Idade do Cartão da Criança.

A pediatria é uma especialidade que requer do profissional amplo conhecimento e estudos sobre aspectos gerais da medicina. Para que um médico pediatra esteja apto a atender seus pacientes, é preciso além da especialização em pediatria, que o mesmo se mantenha sempre atualizado.

Puericultura consiste em um acompanhamento periódico visando a promoção e proteção da saúde das crianças e adolescentes, por meio dela acompanha-se integralmente o ser humano de 0 a 19 anos, sendo possível identificar precocemente qualquer distúrbio de crescimento, desenvolvimento físico e mental, nutricional, dentre ...

Como estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e social. O melhor estímulo ao desenvolvimento do bebê é oferecer um ambiente afetuoso, seguro, com liberdade para explorar e autonomia para tentar fazer as coisas sozinho. O suporte carinhoso e atento de um adulto já é tudo o que ele precisa.

O acompanhamento do CD indica as condições de saúde e vida da criança, visando a promoção e manutenção da saúde, bem como intervindo sobre fatores capazes de comprometê-la (SIGAUD, VERÍSSIMO, 1996).

Os transtornos de neurodesenvolvimento são condições de déficit no desenvolvimento que trazem prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional, segundo a 5ª edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria (APA).

Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.

Para Piaget (1973), as crianças adquirem conhecimento por meios de ações sobre os objetos e de experiências cognitivas concretas. Elas constroem o seu conhecimento durante as interações com os outros e com o mundo.

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:

  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)

Ajuda na higiene, banhos e alimentação. Zela sempre pelo bem estar da criança. Acomoda as crianças e cuida da organização do local. Auxilia os professores e coordenadores nos cuidados básicos com as crianças da educação infantil.

  • Facilite o aprendizado. A criança só conseguirá aprender se ela tiver caminhos que permitam que ela chegue até esse objetivo. ...
  • Trabalhe a cognição. ...
  • Exercite a capacidade motora. ...
  • Estimule habilidades. ...
  • Apresente a robótica e programação. ...
  • Ofereça os brinquedos certos. ...
  • Proporcione o contato com a natureza.

Quando procurar um Neurologista Infantil
Quando um dos sintomas abaixo surge é fundamental consultar-se com o médico especialista, evitando que o problema se agrave: Baixo rendimento escolar. Dores de cabeça. Hiperatividade e déficit de atenção.

O atraso no desenvolvimento pode ter muitas causas diferentes, sendo as principais genéticas (como a Síndrome de Down), ou complicações da gravidez e parto (como prematuridade, asfixia ou infecções). Muitas vezes, no entanto, a causa é desconhecida sem uma investigação específica.