Qual profissão causa mais depressão?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Enfermeiros e cuidadores estão entre os mais afetados, com cerca de 11% dos profissionais com algum quadro de depressão. Além dos turnos exaustivos e da necessidade de cumprir plantões seguidos, muitos não têm o reconhecimento devido em suas profissões.

Realmente, muitos estão adoecendo. Doenças que são causadas pela modernidade, pelo conforto, pelo estresse diário, por ter costumes urbanos nada saudáveis, como dormir tarde, tomar muito café, comer muito açúcar, e muitos agrotóxicos entre outras estressores celulares que apontam para o adoecimento da população.

Entre os possíveis causadores, estão a falta de acesso a tratamentos adequados, o impacto bioquímico por habitar em zonas de risco – por uma alteração nos níveis de cortisol que pode causar fadiga física e mental a longo prazo –, questões de vulnerabilidade social ou até mesmo o tabu que envolve os transtornos mentais.

Na outra ponta da tabela, a lista das profissões menos estressantes engloba profissionais que lidam com arte (artista multimídia), moda e beleza (cabeleireiro, joalheiro e costureira), educação (professores universitários e bibliotecários) e saúde (nutricionista e fonoaudiólogo), entre outros – há até Operador de ...

1) Clero. Como membros da Igreja Católica e de outras congregações cristãs, esses sacerdotes são felizes em seus trabalhos porque atendem a população guiados pela fé e pela paixão pelo serviço. Nesse sentido, podem ajudar pessoas em necessidade, sendo verdadeiros guias para os indivíduos durante momentos de dificuldade ...

Cirurgião foi eleita a profissão mais estressante pelo ranking da Business Insider.

Ranking dos cursos que mais demandam tempo de estudo dos universitários. Engenharia biomedica, Engenharia química, Biologia molecular.

  • 1 – Testadores de cheiros. Os testadores de cheiros estão entre as piores profissões para se ter no mundo. ...
  • 2 – Inspetor de cusparadas. ...
  • 3 – Guardador de lugar na fila. ...
  • 4 – Provador de caixões. ...
  • 5 – Analista de sexo de animal também está na lista. ...
  • 6 – Limpador íntimo de sumô

A posição oferecida era a de “diretor de operações”, em uma empresa chamada Rehtom Inc. Os requisitos eram insanos: nunca ter folga; ter conhecimentos práticos em medicina, finanças e artes culinárias; e aguentar uma carga de trabalho ainda maior em eventos como Natal, Ano Novo e todos os feriados.

Rotina acelerada e estressante, problemas no trabalho, falta de contato com os amigos, falta de tempo para o lazer, esses são fatores que podem originar as doenças da alma. Elas são principalmente as que afetam nosso psicológico, como a depressão, ansiedade, angústia e fobias.

Por isso não é difícil que ocorram sobrecargas mentais, sejam elas frutos de estresse no trabalho, no trânsito, medos, problemas familiares, afetivos, rápidas mudanças sociais, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável e outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde ...

A somatização ocorre quando emoções ou problemas de ordem psicológica se manifestam por meio de sintomas físicos. De forma leve, todos nós somatizamos, em diferentes situações da vida.

De acordo com uma pesquisa do Ibope, realizada sob encomenda da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), as classes C e D são as mais vulneráveis à depressão.

“Nos centros urbanos, vários estudos mostram que os de menor escolaridade e renda têm mais depressão que os mais ricos”, diz o professor de medicina da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Rossi, responsável pela análise dos transtornos para a série especial.

Existem muitas possíveis causas da depressão, incluindo falta de regulação do humor pelo cérebro, vulnerabilidade genética, eventos estressantes da vida, medicamentos e problemas médicos.

As 7 profissões mais fáceis de conseguir emprego no Brasil

  • 7° Lugar: Vendedor. Um dos cargos mais comuns de todo mercado é, sem dúvida, o de vendedor. ...
  • 6° Lugar: Enfermagem. ...
  • 5° Lugar: Técnico em logística. ...
  • 4° Lugar: Corretor de imóveis. ...
  • 3° Lugar: Técnico de TI. ...
  • 2° Lugar: Médico. ...
  • 1° Lugar: Motorista.

No Brasil, as profissões mais promissoras atualmente estão nas áreas de construção civil, agronegócio, tecnologia, finanças, jurídica e vendas. Essas carreiras não apenas oferecem bons salários – que podem chegar a R$ 90 mil em alguns casos!

Profissões em alta em 2023: conheça as áreas mais promissoras

  • Tecnologia.
  • Mercado Financeiro.
  • Finanças.
  • Vendas e marketing.
  • Engenharia.
  • Jurídico.

1 – Cirurgião
Para abrir nossa lista das profissões que ganham bem e trabalham pouco, apresentamos a carreira do cirurgião. Este profissional tem uma jornada de trabalho de 20 horas semanais e sua média salarial é de R$ 15.000 mensais.