Qual profeta teve depressão?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Com a depressão não é diferente. Por isso, é preciso usar todos os dias as armas que Deus nos deu para nos empenhar na luta até a cura. A Palavra de Deus não nos deixa ficar secos de tristeza e de desânimo. Pelo contrário, ela nos enche de vigor e força, nos devolvendo a vida, o sorriso e a alegria.

O Novo Testamento relata, porém, que Elias apareceu como ser transladado no alto de uma montanha para Pedro, Tiago e João, três dos Apóstolos de Jesus.

Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais. A dor era tamanha, que Jeremias chega a pensar em se calar. “Mas quando digo: Não quero ser mensageiro do Senhor e não falarei mais do seu nome” [TI]. “Mas se digo: Esqueça, não vou mais falar nada que venha do Eterno!

“Já basta, Senhor”, disse ele. “Tira minha vida, pois não sou melhor que meus antepassados que já morreram.”

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

O Salmo 42 foi escrito por alguém que estava com alma abatida e perturbada (v.5,11). Passava pelo túnel sombrio da depressão. Os Salmos 42 e 43 estão interligados. Em vários manuscritos hebraicos eles compõem um único poema.

Conforme a passagem do primeiro livro de Reis, vemos que Deus contempla o ser humano com a cura da depressão, integralmente. Ele cuidou de alimentar o profeta Elias, deu descanso para sua alma e confortou-o espiritualmente.

Jezabel

Jezabel chora pela morte dos sacerdotes e pede a cabeça de Elias.

Elias

Só fiquei eu, mas também me querem matar.» O Senhor disse então a Elias: «Volta outra vez para trás e dirige-te ao deserto de Damasco.

A depressão tem a ver com a incapacidade de trabalhar boas emoções. Ressalta-se especialmente orgulho, raiva, ódio e vingança. Nós espíritas sabemos que têm ainda as causas exógenas. Essas causas são espirituais no sentido de seres que já desencarnaram e continuam vivos entre nós.

Jeremias 3 contém outro exemplo de como o Senhor usou o casamento como símbolo de Seu relacionamento com Seu povo do convênio. Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.

Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo.

Ele dividiu as águas do Jordão, sarou as águas de Jericó, multiplicou o azeite da viúva, levantou um menino de entre os mortos, curou pessoas que haviam sido envenenadas, alimentou os famintos, curou Naamã da lepra, fez um machado flutuar, e orientou reis em tempos de guerra.

“Hoje nosso Senhor Jesus Cristo subiu ao céu; suba também como Ele nosso coração. Ouçamos o que nos diz o Apóstolo: Se fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à destra de Deus.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

A fome, a peste e a guerra grassavam na cidade, acontecimentos que encontraram Jeremias como o único escritor bíblico que presenciou a destruição da cidade, depois de um cerco de dezoito meses pelos babilônios.