Qual profeta multiplicou o azeite da viúva?

Perguntado por: abotelho2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

profeta Elias

A mulher respondeu que tinha só um pouco de farinha e azeite para alimentar a si mesma e o filho. O profeta prometeu que, se ela o dividisse com ele, o alimento não acabaria. A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles.

O azeite parou porque ela não apresentou mais vasilhas vazias, pois, se assim fora, ELE as encheria todas. É claro que ela resolveu seu problema pagando a dívida e vivendo do resto, mas poderia ter ido além.

A direção dada por Deus a Eliseu foi exatamente a seguinte: “Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia.” (2 Rs 4:3,4).

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

Obadias dirigiu suas profecias aos edomitas, que eram descendentes de Esaú, irmão de Jacó (ver Gênesis 25:30), e moravam no território ao sul de Judá. Embora os edomitas não fossem da casa de Israel, ainda assim pertenciam à família de Abraão.

Quando o oleiro está fazendo seu vaso, com o barro ainda molhado, ele pode pegar o vaso recém-terminado, reamassar o barro e começar tudo de novo. Ao contrário, a botija é uma obra pronta, com o material endurecido, de modo que não pode mais ser reesculpido. Neste sentido, os cristãos somos botijas.

Esse Obadias foi um mordomo chefe (ou administrador, governador) encarregado do palácio do rei Acabe e Jezabel (1Rs 18:3-16). Desde jovem, Obadias era temente a Deus. Seu compromisso com o Senhor ficou evidente quando, durante a perseguição promovida por Jezabel aos profetas, ele escondeu cem profetas em duas cavernas.

O azeite de oliva era oferecido entre as “primícias” (Ex 22.29) e misturado com algum as ofertas de alimentos (Lv 8.26).

6 Viúvas na Bíblia e Lições Para Aprender Com Suas Histórias.

A simbologia do azeite na Bíblia e no cristianismo
Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo (Deus). Em Gênesis, quando as águas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.

Rio - O azeite é considerado um elemento espiritual por ser uma substância que purifica e atrai bons espíritos. A limpeza com o produto é rápida e simples, recomendada para quem vive próximo a áreas de baixa vibração, como cemitérios, delegacias e boates.

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.

Dicionário Bíblico Online
Vaso de barro de gargalo estreito e com uma asa, destinado a usos domésticos (#Jr 19.1).

Através da pequena história dessa viúva, podemos ver um reflexo das nossas vidas. E não somente isto, mas podemos enxergar um mapa do nosso futuro, já que, assim como essa mulher, nós também cremos em Deus, buscamos a Deus, esperamos um milagre de Deus.

Eliseu foi um dos profetas citados no Velho Testamento, sua história está relatada na bíblia, mais precisamente no livro de II Reis. Ele viva no vale próximo ao Rio Jordão, era filho de Safat e foi sucessor de Elias.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.