Qual profeta foi enganado por outro profeta?

Perguntado por: eguterres9 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Saiba mais sobre nós. Jeroboão é ferido e depois curado por um profeta de Judá — O profeta transmite sua mensagem, é desviado do caminho por um profeta de Betel e é morto por um leão por sua desobediência — Jeroboão continua a adoração falsa em Israel.

Introdução. Enquanto os israelitas estavam reunidos para confirmar Saul como seu rei, Samuel os repreendeu por sua ingratidão e os exortou a seguir o Senhor. Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

(1 Reis 13) Chega em Betel um profeta novo, que logo alcançou êxito em sua carreira com Deus e com os homens. Profetizou contra o rei Jeroboão e contra o altar de Betel, e o rei mandou matá-lo.

Jeroboão

Saiba mais sobre nós. Jeroboão é ferido e depois curado por um profeta de Judá — O profeta transmite sua mensagem, é desviado do caminho por um profeta de Betel e é morto por um leão por sua desobediência — Jeroboão continua a adoração falsa em Israel.

Jeú assumiu o trono de forma desonesta, pois havia assassinado o rei Jorão para assumir o seu lugar. Além de ter matado o rei Jorão, Jeú também matou muitos outros, como o caso de Acazias de Judá, matou os parentes de Acabe e Acazias. Jeú matou os adoradores de Baal e setenta filhos do rei Acabe.

2. Marcos: Leão: O Evangelho de Marcos é representado por um leão, pois o livro começa com a pregação de João Batista no deserto; então faz a analogia do rugido do animal com a pregação imponente de João sobre o Cordeiro de Deus; também por ser o rei dos animais, o Leão evoca o reinado de Cristo.

Menciona-se doze vezes o lobo nas Escrituras, sempre em sentido metafórico, para designar crueldade, ou qualquer qualidade deste gênero, e quase sempre em conexão com as suas devastações nos rebanhos. Há, muitas vezes, referências ao hábito que tem o lobo de atacar a presa à noitinha (Jr 5.6 - Hc 1.8 - Sf 3.3).

Jesus é conhecido como o "leão da tribo de Judá" por ser o Rei e por sua família pertencer à tribo de Judá. O leão simboliza força, poder e segundo a promessa de Deus, o Salvador viria de Judá. Em um livro chamado Apocalipse, há uma parte que diz que Jesus é comparado a um leão muito especial.

Sansão e a desobediência que lhe custou a vida.

Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência. Israel estava em guerra e a ordem era esperar o profeta Samuel para oferecer um sacrifício. No entanto, Saul tomou a direção e ele mesmo apresentou o sacrifício, usurpando a autoridade do profeta e desobedecendo as ordens de Deus.

O pecado original da humanidade foi a desobediência à palavra que Deus falou. Deus deu uma ordem; Deus falou. O primeiro casal desobedeceu a palavra que Deus falou.

Por volta do ano 520 anos antes do nascimento de Jesus, o profeta Zacarias foi um daqueles que levou a bandeira da esperança e da fé na vinda de um líder que pudesse trazer justiça e paz para o povo, agora, abatido, dividido e desorganizado diante da possibilidade de retornar à terra de Judá.

Ezequiel profetizou e proferiu as palavras do Senhor aos judeus exilados na Babilônia na mesma época em que Jeremias estava profetizando em Judá e Daniel estava profetizando na corte dos babilônicos.

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

Elias, o profeta, sela os céus e é alimentado por corvos — A seu comando, a panela de farinha e a botija de azeite da viúva de Sarepta nunca se esvaziam — Ele ergue da morte o filho dela.

Quando ouviu isto, o velho profeta, que tinha feito voltar o outro para trás, exclamou: «É o profeta que desobedeceu às ordens do Senhor ! Por isso, o Senhor o deixou cair nas garras dum leão que o despedaçou e matou, conforme o Senhor lhe tinha dito.»

Êutico

Êutico foi um jovem (ou ainda adolescente) de Trôade atendido pelo apóstolo Paulo. Êutico adormeceu durante uma natural pregação longa de Paulo, ele adormeceu em sono profundo e acabou caindo do terceiro andar de uma janela.