Qual profeta foi alimentado por uma viúva?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

profeta Elias

Elias pediu a ela algo para comer. A mulher respondeu que tinha só um pouco de farinha e azeite para alimentar a si mesma e o filho. O profeta prometeu que, se ela o dividisse com ele, o alimento não acabaria. A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento.

Elias, o profeta, sela os céus e é alimentado por corvos — A seu comando, a panela de farinha e a botija de azeite da viúva de Sarepta nunca se esvaziam — Ele ergue da morte o filho dela.

Jezabel

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.

A mulher respondeu que tinha só um pouco de farinha e azeite para alimentar a si mesma e o filho. O profeta prometeu que, se ela o dividisse com ele, o alimento não acabaria. A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles.

6 viúvas da Bíblia e lições para aprender com suas histórias.

A história da moeda da viúva é um alerta sobre aqueles que se aproveitam de outros. Acredite ou não, o mesmo alerta se aplica para cada um de nós.

Etimologia. O termo Sarepta significa fornalha de fundição, fundir, refinar e cadinho, provavelmente devido à atividade de fundição de metais existente neste local à época do relato bíblico.

Sarepta na Bíblia
O pai de Jezabel, sogro do rei Acabe, era o controlador do território fenício.

I Reis 18:17–18—Elias diz a Acabe que sua iniqüidade causou problemas a Israel. I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo - RecordTV - R7 Jezabel.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

Esse Obadias foi um mordomo chefe (ou administrador, governador) encarregado do palácio do rei Acabe e Jezabel (1Rs 18:3-16). Desde jovem, Obadias era temente a Deus. Seu compromisso com o Senhor ficou evidente quando, durante a perseguição promovida por Jezabel aos profetas, ele escondeu cem profetas em duas cavernas.

4 Porque sucedeu que, quando destruiu aJezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

Jesus viu a viúva e contou aos discípulos o que ela fizera. Ele disse que as pessoas ricas deram mais dinheiro do que a viúva, mas elas tinham mais para dar. A viúva não tinha mais dinheiro. Ela deu tudo o que tinha, por isso deu a Deus mais do que todas as pessoas ricas.

dízimo revela generosidade
E neste post vou explicar como é que a oferta da viúva pobre nos ensina que dinheiro também é um assunto espiritual. O dízimo nunca teve a ver com quantidade. A oferta em adoração a Deus nunca teve a ver com o quanto as pessoas possuem. Dízimo e oferta tem a ver com generosidade.