Qual profeta cortava o cabelo baixinho?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

26 E, quando ele cortava o cabelo, o que costumava fazer no fim de cada ano, porquanto lhe pesava muito, o peso do cabelo era de duzentos siclos, segundo o peso real. 27 Nasceram a Absalão três filhos, e uma filha cujo nome era Tamar; e esta era mulher formosa vista.

Absalão tinha 2 quilos e 300 gramas de cabelo na cabeça.

Portanto, Absalão produzia 2 quilos e 300 gramas de cabelo por ano.

Elas têm um comprimento que varia entre 30 e 130 µm e um diâmetro de 200-500 nm.

14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? 15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 16 Porém, se alguém quiser ser acontencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

Cultura da Roma Antiga – os penteados
Na infância e adolescência o cabelo era usado livremente, liso ou encaracolado. Com o avançar do tempo encaracolavam os cabelos lisos servindo-se do calamistrum com dois tubos, um instrumento aquecido sobre o fogo que enrolava o cabelo.

Cabelo, inegavelmente simboliza força física e virilidade; diz-se que as virtudes e propriedades de uma pessoa estão concentradas em seus fios e unhas. Símbolo do instinto, da sedução feminina e da atração física. Em contrapartida a calvície pode sugerir esterilidade.

O ditador romano obrigou seus soldados a manterem seus cabelos curtos por motivos estratégicos (cabelos longos poderiam significar uma desvantagem no campo de batalha) e para se diferenciarem de seus inimigos, que eram caracterizados por cabelos longos.

2 Samuel 14:26-33 In-Context
26 E, quando ele cortava o cabelo, o que costumava fazer no fim de cada ano, porquanto lhe pesava muito, o peso do cabelo era de duzentos siclos, segundo o peso real. 27 Nasceram a Absalão três filhos, e uma filha cujo nome era Tamar; e esta era mulher formosa vista.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar.

Em Israel não havia ninguém tão famoso por sua beleza como Absalão. Ele era perfeito da cabeça aos pés. Tinha muito cabelo, que ele cortava uma vez por ano, quando ficava muito comprido e pesado. A sua cabeleira pesava mais de dois quilos, de acordo com a medida real de pesos.

Os anos 70 é realmente uma década muito importante para a história da beleza e dos cabelos. Foi nessa época que surgiram tendências que ainda são usadas até hoje, como o corte pixie, corte shaggy e o corte bob. Esse foi também o período em que a peruca se tornou um acessório indispensável para muitas mulheres.

Na Grécia antiga, surgiram os penteados mais elaborados, os cabelos das mulheres eram frisados e encaracolados delicadamente com franjas em espiral e enfeitados com tiaras e fitas, pentes de bronze ou de marfim.

Por outro lado, sabemos que na Bíblia existiam pessoas que usavam cabelos longos. Em 2Samuel 14,26 se diz que Absalão, filho de Davi, cortava somente uma vez por ano seus cabelos. Os cabelos compridos podiam também ser sinal de penitência. Também os nazireus, que faziam um voto especial a Deus, tinham cabelos longos.

Continuar lendo O que é ser baixinho?