Qual produto pode substituir o thinner?

Perguntado por: zagostinho . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Substituem thinners, aromáticos (toluol, xilol, etc.), aguarrás, MEK, acetona,nafta, hexana, pentano, benzina, éter e álcool isopropílico (IPA).

Assim, pode-se dizer que o thinner é perfeito para fazer a remoção de tintas como um todo, principalmente em superfícies de metal. Já para a diluição da tinta, sempre faça uso da aguarrás, a qual não irá alterar o resultado final.

O solvente da gama para artistas mais forte é a terebintina. A terebintina origina uma mistura adequada, evapora-se lentamente, e é o solvente com o odor mais forte dos normalmente utilizados pelos pintores. Deve ser usada com os cuidados necessários para a preservação da saúde.

É muito comum ao abrir a lata a tinta apresentar outra cor, mas quando mexer a cor desejada aparece. * Nunca diluir o esmalte c/ gasolina, álcool, querosene, etc.

Por que é importante diluir a tinta?!
Já com pouca água, pode dificultar a pintura, deixando marcas do pincel na superfície, diminuindo a aderência e evidenciando os retoques. Por isso, é necessário sempre seguir as instruções do fabricante, para garantir a qualidade do produto.

Thinner Multiuso: para a diluição de esmaltes sintéticos e primers. Além disso, ainda é de grande ajuda no momento da limpeza. Thinner Nitro: indicado para diluição de lacas, primers, vernizes e seladoras.

A aguarrás é um solvente que foi desenvolvido para diluir tinta e esmalte. Além disso, pode tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox. Vale lembrar que a aguarrás não remove esmaltes e tintas, apenas funciona para diluí-las.

O álcool isopropílico ajuda a quebrar moléculas da tinta e amolecer, auxiliando na remoção. Uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico pode ser usada em um balde e passado um pano no chão, retirando aqueles pequenos pingos de tinta.

O Querosene Gekar é um solvente derivado do petróleo, muito utilizado na remoção de graxas, ceras e gorduras em ferramentas de pintura e outras. Pode ser utilizado também para a diluição de esmaltes sintéticos imobiliários e tintas a base de óleo.

Realidade - O querosene só deve ser usado na pintura (de preferência diluído; puro, só se necessário) para remover manchas de óleo, piche ou asfalto. Nas lavagens comuns o produto retira a proteção da cera que tenha sido aplicada e ainda resseca as borrachas, podendo causar infiltrações.

Note que a diluição não é necessária, sobretudo se o artista quer fazer uso das características naturais da tinta óleo. Se o artista opta pelo uso de uma estética ou aparência mais líquida em suas obras, ou se tem preferência em facilitar o arrastar da tinta, então recomenda-se a diluição da tinta.

Misturando óleo e aguarrás mineral em projetos artísticos
O óleo vai servir de base para o medium. Depois, adicione 2 colheres de sopa de aguarrás mineral para diluir a tinta. Misture os ingredientes usando uma vareta de plástico ou espátula artística.

Como usar óleo a água
Pode ser utilizada para todas as técnicas conhecidas de pintura a óleo. A cor, textura, pincelada e estrutura são exactamente as mesmas que a pintura a óleo tradicional. Se diluída com água pode ser usada como veladura como se fosse uma aguarela.

– Acetona: utilizada como solvente em tintas, vernizes e na remoção de adesivos. – Thinner: utilizado como solvente em tintas e vernizes. – Aguarrás: utilizado como solvente em tintas, vernizes e na limpeza de ferramentas.

O álcool isopropílico e a terebintina podem ser utilizados na limpeza, pois diluem e removem os resíduos de tinta acrílica que ficaram nos pincéis.

que dá pra dissolver tinta de porta com gasolina? Essa é uma prática ainda bem utilizada, mas não é o correto, porque não se deve utilizar gasolina. pra colocar na tinta do portão, porque gasolina é derivado de petróleo, OU seja, sempre vai restar 1 resquíciozinho de óleo.

Não, pois a diluição correta do produto aumentará sua aderência, ajudará seu alastramento, tornando o acabamento mais bonito, além de facilitar sua aplicação; faça a diluição conforme recomendado pelo fabricante.

Geralmente, as tintas esmalte sintético precisam de solvente.