Qual processador aceita DDR5?

Perguntado por: eramos6 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os processadores compatíveis são os Intel Celeron e Intel Pentium Gold, e a velocidade do ... DDR5 é o novo padrão de memória RAM no mercado. A tecnologia teve suas especificações técnicas finais publicadas em julho de 2021, e deve começar a aparecer em produtos voltados para o ...

Diferentemente de muitos periféricos e acessórios, a DDR5 não é retrocompatível: pentes de memória deste tipo não vão simplesmente encaixar nos slots DDR4 da placa-mãe que você já tem e funcionar: a tecnologia depende de compatibilidade de chipset e também de processador.

A tecnologia DDR5 entrega um aumento de 163% na velocidade e 300% de aumento na densidade em relação à DDR4, a geração anterior.

até 3200

O Ryzen 5 5600G de fábrica suporta memórias até 3200, mas isso não quer dizer que não consigamos subir um pouquinho mais, dependendo da memória.

Os Ryzen 5 5600G e 5600X são dois processadores intermediários de última geração da AMD. Os dois contam com 6 núcleos, 12 linhas de execução (threads) e velocidades de até 4,6 GHz. Ambos são bem parecidos em tecnologia e preço, e a diferença entre um e outro fica em torno de R$ 30 no momento.

A memória não é compatível com todas as placas-mãe
Em termos gerais, as placas-mãe são construídas para serem compatíveis com apenas um tipo de memória. Não é possível combinar e corresponder a memória de acesso aleatório dinâmica síncrona, a DDR, DDR2, DDR3, DDR4 ou DDR5 na mesma placa-mãe pois elas não vão funcionar.

4GB o que acontece na prática a resposta é sim você pode combinar. capacidades diferentes hoje em dia o sistema operacional já inteligente para entender que utilizar como exemplo. 4GB + 8GB + ele pode aproveitar. 4 gigabytes de 8 para trabalhar em dual-channel e os outros 4 gigabytes.

As placas-mãe com suporte para DDR5 são projetadas e pensadas para suportar e gerenciar essas memórias RAM de nova geração. Elas fazem parte dos recentes processadores Inter Alder Lake, que foram lançados no final de 2021.

A memória GDDR5 também consegue oferecer um desempenho superior em relação às GDDR3. A primeira chega a um total de 160 GB/s operando em 256-bit, além de trabalhar com o dobro de dados por clock em relação ao GDDR3, quatro ao invés de dois.

Em termos técnicos, os módulos de DDR4 são mais eficientes no quesito energia, utilizando 1,2 volts, enquanto a DDR3 usa 1,5 volts na alimentação. Essa pequena diferença pode gerar uma economia de até 40% no consumo de energia, o que ajuda a prolongar a vida da bateria para os notebooks, por exemplo.

As memórias DDR5 conseguem dobrar a largura de banda, ou seja, a velocidade de transferência dos dados, ao mesmo tempo que diminui o consumo energético. Diversas fábricas já começaram a produção em massa dos módulos e memória já com as novas tecnologias. Portanto, podemos ver um aumento do seu uso já em 2022 e em 2023.

Enquanto, no GDDR5, as melhores placas teriam acesso a 8 Gb/s (gigabits por segundo), o GDDR6 garante módulos capazes de 14 a 16 Gb/s. Por fim, memórias GDDR6 são mais eficientes e precisam de menos energia para funcionar.

Memórias DDR5 terão 4 vezes mais densidade, frequência de até 6.400 MHz e regulador de tensão integrado; lançamento está previsto para 2021.

DDR4 e DDR5: quais são as diferenças
DDR5 é um padrão mais atual e, portanto, naturalmente mais rápido de memória RAM. Além do ganho em desempenho, a tecnologia também acena com maior eficiência energética e até mesmo com um maior nível de confiabilidade.

O processador Ryzen 5 5600G é um chip hexa-core de 6 núcleos e 12 threads, excelente tanto para quem deseja jogar jogos mais modernos quanto quem usa programas pesados. Ele é compatível com memórias RAM DDR4 com velocidade de até 3200MHz, permitindo que você tenha um computador bastante potente.

O 5600G conta com os gráficos Vega 6, com um total de 6 unidades de computação gráfica Radeon Vega. Isso quer dizer que, diferente do 5600 e 5600X, esse processador consegue dispensar o uso de uma placa de vídeo e dar imagem ao monitor.

No entanto, as duas CPUs diferem bastante em um aspecto: enquanto o 5600G vem com uma Radeon integrada, o 5600X não tem nenhuma capacidade de processamento gráfico e depende de uma placa de vídeo instalada no PC.

Ryzen 7 5800H e Intel Core i7 11800H são dois processadores top de linha da AMD e da Intel, respectivamente. Opções conhecidas para notebooks gamer e workstations portáteis, ambas CPUs são capazes de superar 4 GHz de velocidade e aparecem em modelos de Avell, Acer, Dell e Lenovo.

Radeon Vega 7

A placa de vídeo é a Radeon Vega 7, integrada ao processador. Nada extraordinário em termos de especificações hoje em dia, mas excelente para as tarefas mais simples.

Se você está procurando um desempenho excepcional em jogos, a RTX 3070 TI é uma excelente escolha, mas se você tem um orçamento mais limitado, pode optar por uma placa de vídeo mais acessível, como a AMD Radeon RX 6600 XT ou a Nvidia GeForce RTX 3060.

Você se pergunta se isso é possível. Infelizmente, isso não pode ser feito. O slot da memória do DDR3 e DDR4 não são compatíveis. Primeiro de tudo, um módulo DDR3 para notebook não pode caber fisicamente em um slot DDR4 para notebook e vice-versa.

Continuar lendo Pode usar DDR4 em DDR5?