Qual problema de coluna afeta o intestino?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Essa condição afeta principalmente a região lombar e cervical da coluna vertebral.

As doenças intestinais, como no caso da Síndrome do Intestino Irritável, geralmente causam dor no abdômen mas estas também podem irradiar para as costas, sendo mais difusa. O que se sente: Podem surgir sintomas como dor abdominal com sensação de ardência, em pontadas ou cólicas.

A síndrome do intestino irritável apresenta sintomas diferentes para um mesmo problema, que vão desde dor de cabeça, dor nas costas e alergia, até depressão.

Sintomas da coluna inflamada
Os sintomas incluem dores persistentes e rigidez na região afetada, dores agudas que podem irradiar e uma incapacidade de levantar objetos pesados ou mesmo de mobilidade em geral. Se não for tratada, uma coluna inflamada pode levar a problemas mais graves como ciática e hérnias discais.

Entre os principais estão: dor abdominal, estufamento, mudança no hábito intestinal, como constipação e diarreia, azia, vômitos e gases. E, por vezes, os sintomas estão presentes tanto em um problema mais comum, como intolerância à lactose, até em uma doença mais grave, como Doença de Crohn ou câncer de intestino.

A constipação é um dos sintomas intestinais mais comuns associados à hérnia de disco. Isso ocorre porque a compressão das raízes nervosas pode interferir na motilidade intestinal, tornando as fezes mais difíceis de serem expelidas.

Sintomas de hérnia de disco torácica
– Dor na região central da coluna que irradia para as costelas; – Dor para respirar ou realizar movimentos com o tórax; – Dor ou alteração da sensibilidade na barriga, costas ou pernas; – Incontinência urinária.

A fratura da coluna vertebral é considerada uma lesão grave e ocorre, na maioria dos casos, após impactos como acidentes de carro, ou quedas intensas, mas também pode estar relacionada a quadros que enfraquecem a coluna vertebral, como osteoporose e tumores ósseos.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço.

A cólica intestinal pode se manifestar em duas regiões: embaixo da barriga ou no abdome todo. Caso a origem do problema seja algum alimento que não caiu bem ou mudanças no hábito intestinal (prisão de ventre ou excesso de flatos, por exemplo), pode não apresentar outras manifestações ou aliviar após a evacuação.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Popularmente conhecida como "dor no pé da barriga", ela pode ter relação com fatores diversos, que vão desde sintomas de gravidez a um diagnóstico mais sério, como endometriose, infecção urinária e outros. Inclusive, pode ser que o órgão prejudicado nem seja na região, mas que a dor irradie até ali.

Infecção. A ingestão de alimentos contaminados por bactérias patogênicas (do mal, como salmonella e shigella) ou o crescimento exagerado de algumas bactérias presentes naturalmente em nosso colo, mas que em grande quantidade podem infectar as células da mucosa dão origem a inflamação da parede intestinal e a sintomas.

Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.

Se alguns desses sintomas aparecerem e persistirem, é aconselhável procurar um médico para determinar se a lombalgia esconde algum problema mais grave: Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado.

Mais conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção para o tratamento de dor na coluna aguda. Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax).

A obstrução intestinal é caracterizada como a interrupção do funcionamento normal do intestino devido a um bloqueio que impede a passagem de fezes e gases pelo órgão. As causas são diversas, incluindo tumores, inflamação, verminoses e efeitos de cirurgias.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.