Qual princesa era chamada de louca?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Maria I, apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 à 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte.

  • João VI de Portugal
  • Maria Clementina de Bragança
  • Maria Isabel de Bragança
  • João Francisco de Bragança
  • João de Bragança

Maria foi esposa, mãe, soberana e primeira mulher chefe de Estado no Brasil. Quem conhece sua história, sabe que foi uma rainha justa e protagonista memorável de nossa história.

O declínio mental que levou a mãe de D. João 6º e avó de D. Pedro 1º a ficar marcada na história como "A Louca" foi influenciado pela morte do filho José, herdeiro da coroa portuguesa. Dois meses depois, ela ainda perderia pela doença - em um intervalo de semanas - a filha, o genro e o neto.

RAINHA D. MARIA I DE PORTUGAL
Mariana Vitória da Espanha. Em 6 de junho de 1760, no Real Paço de Nossa Senhora da Ajuda, foi desposada pelo tio, o Infante D. Pedro de Portugal. Desta união, nasceram sete filhos, sendo quatro varões.

Maria I, apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 à 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte. A partir de 1792, seu filho mais velho, João, atuou como regente do reino em seu nome devido à sua doença mental.

Ambos subiram ao trono inglês, mas morreram sem herdeiros e por isso, Elizabeth foi declarada rainha em 1558, após o falecimento da rainha Maria I. Também ganhou o título de “rainha virgem”, pois nunca se casou, mas é sabido que teve vários amantes e pretendentes.

  • Pedro I do Brasil
  • Maria Isabel de Bragança
  • Miguel I
  • Maria Francisca de Assis de Bragança
  • Isabel Maria da Conceição de Bragança
  • Maria Teresa de Bragança, infanta de Portugal

A vida pessoal de D. Pedro I foi tão agitada quanto o seu reinado. Ele se casou duas vezes e ficou conhecido por ser extremamente infiel e ter uma vida sexual bastante ativa. O seu primeiro casamento foi com Leopoldina da Áustria, princesa austríaca, e aconteceu em maio de 1817.

Maria I da Inglaterra

Maria I da Inglaterra (1516-1558) foi a primeira rainha da Inglaterra a reinar por direito próprio. Buscando restaurar o catolicismo na Inglaterra, ela perseguiu centenas de protestantes e recebeu o apelido de Maria a Sanguinária.

DONA MARIA GABRIELA DE ORLEANS E BRAGANÇA
Sua Alteza Real a Senhora Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quarta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

A Princesa Isabel, Isabel de Bragança ou Isabel do Brasil, foi uma das figuras femininas mais importantes na história do país. Foi a primeira mulher a administrar o Brasil, sendo Regente do Império e a última Princesa Imperial do país.

Brasil'

Maria-louca é uma aguardente fabricada em Casas de Detenções. Foi citada pela primeira vez no livro Estação Carandiru. É produzida secretamente nos presídios brasileiros pelos presos neles contidos. A fabricação envolve elaborados processos de fermentação e destilação.

1. Maria louca. Gíria usada no garimpo de serra pelada, era uma mistura de biotônico fontoura com álcool.

A pinga artesanal fabricada clandestinamente pelos detentos é conhecida no sistema carcerário como "Maria Louca".