Qual Preto Velho mais antigo?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Pai Antônio foi o primeiro Preto Velho da Umbanda. E manifestou-se também naquele famoso dia 15 de novembro de 1908.

Omolú

Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas. Chamados carinhosamente de meu pai, vovôs e vovós, os Pretos velhos transmitem humildade, têm muita força espiritual e são grandes orientadores.

A data atribuída à primeira manifestação desse credo é 15 de novembro de 1908, quando o jovem Zélio Fernandino de Moraes recebeu o Caboclo das Sete Encruzilhadas, em um terreiro na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.

Guia Umbanda | Preto-Velho | Porcelana e Cristal
Seguindo a tradição da Umbanda, a guia é composta por seções de 7 contas brancas e 7 pretas intercaladas e carrega pingentes de cruz e cachimbo dourados.

São espíritos de pessoas que sofreram muito quando viveram na Terra, sob o jugo da escravidão, mas que acumularam muito conhecimento e que nas sessões de Umbanda procuram utilizar este conhecimento para ajudar as pessoas e deste modo desenvolver a virtude da caridade.

Os Pretos-Velhos são os responsáveis, também, por cuidar das crianças, sendo cultuados ainda em cerimônias de Cosme e Damião. As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Universo Simbólico dos Pretos-Velhos
Segundo o pesquisador, a influência católica é tão presente sobre os pretos-velhos, que eles, muitas vezes, se revelam como uma espécie de metáfora afro-brasileira do próprio Jesus Cristo, bastião do catolicismo.

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você.

É ele, o preto-velho, um dos responsáveis por manter viva uma memória da escravidão (com seus sofrimentos, sua resistência e sua superação) e, concomitantemente, por auxiliar no sobrepujamento das dores daqueles que o procuram.

Ela lembra que sabia coisas por si mesma, sem que ninguém houvesse a ensinado diretamente, como algumas rezas, cantos e remédios. Quando deu por si, aos sete anos de idade, dentro de uma igreja católica, incorporou o espírito de uma preta velha, com a qual trabalha até hoje, Vovó Caxambi.

Sobrinho que morava com ele afirma que ele sofria de câncer de próstata. Domingos Teixeira Lemos, conhecido como Preto Velho, figura mítica do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, morreu na noite de quarta-feira (21), aos 91 anos, afirma Adaílton Araújo, sobrinho dele.

Segunda-feira também é dia de Preto Velho, por Mariana Nassif -