Qual prefixo é usado para 10³?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Sabemos que o prefixo quilo (ou kilo) nos indicam valor de 10³.

sobre- (origem latina): sobrecarga, sobrepor, sobrescrito, sobrevir,... supra- (origem latina): suprassumo, supradito, supracitado, supra-humano,... ultra- (origem latina): ultrapassar, ultrassom, ultraconservador, ultrassofisticado,... hiper- (origem grega): hipérbole, hipertensão, hipermercado, hipermetropia,...

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Prefixo – O que é
Prefixos são palavras/termos colocados no INÍCIO de outras palavras afim de mudar o sentido da mesma. Prefixo é a parte que vem antes do radical, essa é fácil, já que “pre-alguma coisa” é bem recorrente em nosso vocabulário.

De- é prefixo originado no latim que exprime proveniência, causa, instrumento, posse, modo, dimensão, agente, carácter, estado, profissão, etc.

elemento de composição. Elemento que significa cinco (ex.: pentapétalo).

privação ou negação: ilegal, inactivo, impermeável. — movimento para dentro: induzir, imiscuir-se. Por assimilação, possui como variantes in-, im-, ir- e i-: infiel, impossível, irracional e ilegal.

A forma correta é superconhecido. O hífen só se utiliza quando o prefixo super- precede palavras que começam por h ou r. Por exemplo: super-herói ou super-resistente.

A palavra pedreiro deriva de «pedra + -eiro; (...); f[orma] hist[órica] 1365 pedreiiro, sXV pedreyros».

O prefixo é um tipo de morfema e afixo que forma uma palavra através de um determinado radical. Ele é adicionado na frente do radical, formando uma nova palavra que pode ter um significado diferente, mas continua mantendo a mesma classe gramatical.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

A regra (estabelecida em 1943) para o uso do acento agudo em tais casos – pré ou pre – é a pronúncia aberta ou fechada do E. Isso significa que, quando o prefixo é tônico – PRÉ –, ele se separa da palavra seguinte por hífen. Quando átono – PRE –, aglutina-se ao segundo elemento.

prefixo. Indica anterioridade, antecedência (ex.: preexistência; preconceber; preopinar).

Sufixo – O que é
O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

Continuar lendo O que é prefixo 0303?