Qual praia tem mais ataque de tubarão?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Volusia, lar da mundialmente famosa Daytona Beach, tem a duvidosa honra de ser conhecida como a “capital mundial de ataques de tubarão”.

O banhista estava tomando banho na praia de Piedade, onde já foram registrados 16 incidentes com tubarão desde 1992. O banho naquele trecho do mar é proibido desde julho de 2021, quando um turista morreu próximo ao ponto conhecido como "igrejinha".

É importante pesquisar quais espécies são comuns na região em que se encontra a praia em questão. Observe a topografia do local: Praias que possuem um declive abrupto ou que têm um canal próximo podem ser mais propensas a atrair tubarões, já que estes animais tendem a seguir canais e áreas de profundidade maior.

praia de Boa Viagem

Pode parecer pouco, mas é um número absurdo em relação a outros lugares do mundo. Só para você ter uma noção: a praia de Boa Viagem, em Recife – PE, que é conhecida pelos ataques de tubarão, registrou cerca de 70 ataques, com 24 mortes, desde 1992 – é uma baita diferença!

O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.

Território pertencente à França, este incrível arquipélago se situa no sul do oceano Pacífico, entre a Nova Zelândia e a América do Sul e, não é apenas sua beleza natural que surpreende, já que é o lugar com a maior concentração de tubarões do planeta.

Por que acontecem tantos ataques? De acordo com a pesquisadora, a topografia do litoral pernambucano, especialmente no trecho entre a Praia do Pina, na Zona Sul do Recife, e a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, favorece a presença dos tubarões na costa, perto da faixa de areia.

Os cientistas da marinha sabiam que o movimento de pessoas vivas na água e o sangue dos marinheiros mortos ou feridos atraem os tubarões.

De acordo com a UFRPE, as medidas preventivas para evitar incidentes com tubarões são a de não entrar em áreas que estão sinalizadas como de riscos, nem em áreas que não tenha a proteção dos arrecifes e quando a água estiver mais alta que a cintura.

Existem lugares do mundo que se mergulha com o tubarão [cabeça-chata], na África, nas Bahamas, em Cuba. Porém, existem incidentes com essa espécie no litoral de Recife, na praia de Boa Viagem", destacou. O biólogo finalizou que o tubarão-cabeça-chata está na categoria de quase ameaçado de extinção.

Quais praias de Recife não têm Tubarão? As praias de Recife que não têm tubarão são: Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Praia de Maria Farinha, Praias de Pina, Praia de Muro Alto e Praia de Maracaípe.

Apesar da irreal imagem assustadora que infundem os filmes sensacionalistas, segundo Szpilman (1998), a probabilidade de um ser humano ser atacado por um tubarão é duas mil e quinhentas vezes menor do que um ataque de cobra, sendo que 15% dos ataques são realizados pelo tubarão branco.

Se você se encontrar um tubarão que te ataque, não se importe: soque, chute e cutuque em pontos sensíveis — mas tenha cuidado para onde mirar. “Há toda essa conversa sobre dar um soco no nariz de um tubarão. Tudo bem, mas lembre-se de que logo abaixo do nariz há uma boca”, disse Peirce.

A aproximação dos tubarões da região costeira acontece principalmente em fêmeas que buscam um lugar seguro para dar à luz. Por esse motivo, elas evitam praias com grandes aglomerações de banhistas.

Palhoça (SC), Itajaí (SC), Santos (SP), Florianópolis (SC), São Vicente (SP), Praia Grande (SP), Balneário Camboriú (SC), Paço do Lumiar (MA), Itanhaém (SP) e Guarujá (SP) são as praias mais seguras do Brasil.