Qual posição a gestante deve adotar quando estiver deitada?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

"O estudo reforça uma recomendação dos médicos para as gestantes, pelo fato de que ela vai se sentir melhor ao se deitar do lado esquerdo. Nessa posição, ela não comprime a veia cava", diz. De barriga para cima ou deitada do lado direito, a grávida pode sentir falta de ar, sudorese fria e enjoo.

Como dormir bem na gravidez: A melhor posição para dormir é virada para o lado esquerdo. Essa posição facilita a circulação do sangue entre mãe e feto, possibilitando o envio de mais oxigênio e nutrientes para o bebê; Deite-se com a barriga voltada para fora da cama.

Alguns especialistas defendem que as gestantes devem dormir sobre o lado esquerdo, pois essa posição diminui a compressão da veia cava inferior, que é responsável por levar o sangue do corpo para o coração, aumentando a circulação sanguínea. Essa pode ser a posição mais confortável para as futuras mamães.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

A movimentação fetal, mais popularmente conhecido como chutes, está muito relacionado a oxigenação do bebê. Uma vez que não há ar dentro do útero, o bebê recebe o oxigênio por meio do sangue da gestante e, quando ele se move, é um forte indicativo de que essa nutrição está acontecendo como deveria.

Atividade de alto risco de queda, como andar a cavalo, escalar, esquiar ou saltar de paraquedas devem ser evitados durante toda a gestação, pois são exercícios que podem causar traumas na barriga e afetar o bebê, causando complicações na gravides ou até mesmo aborto.

Um repouso pode se referir a períodos de descanso regulares durante o dia, ficar deitada o dia todo (exceto se você tiver que se levantar para ir ao banheiro) ou alguma recomendação intermediária.

Isso porque, quando o bebê mama deitado, ele fica exatamente na mesma posição à qual ele estaria se estivesse mamando no colo da mãe! Ou seja, o bebê deitado no braço da mãe também mama deitado! A única posição em que o bebê não mama deitado, é a posição conhecida como “cavalinho”.

Em tese, as grávidas podem comer todas as frutas que desejarem, inclusive é indicado que elas façam parte da sua dieta para gestante, pois são fontes de importantes nutrientes. A indicação, no entanto, é para não comer frutas e vegetais mal lavados.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

De lado. A partir do segundo trimestre, essa é a melhor posição para a maioria das grávidas. Como a barriga já cresceu um pouco, dormir de bruços fica cada vez mais difícil e, com a mulher deitada de lado, a barriga consegue se apoiar bem no colchão.

De fato, os especialistas tendem a concordar que o ideal é a posição de decúbito lateral esquerdo – que é com a pessoa deitada com o lado esquerdo do corpo para baixo e pernas levemente flexionadas. Além de ser mais confortável para a grávida, ela também pode ser benéfica para o bebê.

Ou seja, evite saltos altos e finos, assim como sapatos com bicos estreitos ou apertados. Sentada ou em pé, é importante manter os pés paralelos. Em pé: As gestantes devem evitar sobrecarregar os calcanhares. Por isso, ao ficar em pé desloque o peso para a parte anterior dos pés.

– Levantar da cama: Não se deve levantar da cama com a barriga pra cima; o correto é virar-se de lado primeiro e utilizar os braços como apoio, levando as pernas para fora da cama. – Sentar: A cadeira ou sofá deve ter sempre um encosto, para que a coluna fique totalmente apoiada.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

A Dra. explica ainda que, quando uma gestante leva um susto, o organismo provoca uma liberação de adrenalina e de cortisol por ativação do sistema de defesa do nosso organismo. Nesse sentido, causa repercussões no corpo como a visão mais aguçada, aumento do fluxo de sangue e da frequência cardíaca.

Interaja com a barriga
Desde a barriga, o bebê pode reconhecer a voz do pai. Durante a gestação, os sons são amplificados para o bebê e, assim que nasce, ele já tem uma base para distinguir a voz do pai. A relação entre o bebê e o pai é importante desde o início e é construída a partir de diversos momentos de troca.