Qual Pomba Gira trabalha com Zé Pilintra?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Maria luziara o verdadeiro e único amor de Zé Pilintra. Conheça essa história, por ela seu Zé Pilintra, arriscou sua vida e foi perseguido pela polícia seu ! Como sabemos foi um homem de muitas mulheres, boêmio e mulherengo mais isso ia mudar.

Para homenageá-lo, a Câmara do Rio aprovou a Lei nº 7.549/2022, que cria o Dia do Zé Pelintra, que deverá ser comemorada na cidade do Rio todo dia 7 de julho. A lei foi promulgada nesta terça-feira (20) pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Carlo Caiado, e é de autoria dos vereadores Átila A.

O Zé Pilintra é um Malandro que teve uma condição de vida dura, sofrida… ele foi negligenciado como ser humano, mas apesar de toda a discriminação que sofreu aqui na Terra, não guardou rancor de ninguém, nem mesmo da pessoa que o assassinou. Muito pelo contrário!

Quem se diz filho de Zé Pelintra é uma forma de expressar que tem uma devoção e identificação muito forte com essa entidade. É comum também alguns umbandistas se dizerem filhos dessa entidade porque é ela quem rege a sua mediunidade, daí criam um laço afetivo e espiritual intenso.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente. E o malandro negro capoeirista que relembra a exclusão de personagens humildes.

José ou Seu morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

Mas o grande Zé Pelintra Mestre Juremeiro é o famoso Zé, também chamado por uns de “Zé Maior” ou “Zé da Luz” o grande Chefe de falange da Malandragem, é a ele que todos os malandros atuantes e que se apresentam na Umbanda para trabalhar respondem, e é ele que responde aos Orixás que regem e dão sustentação a essa linha ...

Zé Pilintra

  • Não existe Sorte. O que existe é oportunidade e conhecimento. ...
  • Moça, ter proteção não quer dizer necessariamente que tudo vai dar certo... ter proteção, quer dizer que mesmo quando tudo dá errado, acaba BEM! ...
  • Seja paciente, às vezes você tem que passar pelo pior para alcançar o melhor. Zé Pilintra.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

Sendo assim, podemos dizer que ele é capaz de mudar a vida de uma pessoa para melhor por meio de seu poder de cura e seus conselhos. Quem teve ou tem contato com Zé Pilintra é uma pessoa muito sortuda, pois essa entidade, além de muito tranquila, procura sempre ajudar os outros!

Depois surgiram as lendas e muitas coisas foram ditas a respeito dela. Contam que foi amante de Zé Pelintra e até que o matou! Que ela teve trinta e três maridos, amantes estrangeiros etc. Dona Maria Navalha entrou para a história e virou mito.

Acenda a vela a sua frente e encha o copinho de vidro até a borda com a bebida de coco. Inspire fundo e deixe o copo ao lado da vela que está queimando.

Oferendas boas para Zé Pilintra são. Amendoim torrado, sardinhas fritas, tem que ser sete sardinhas e dentro da sétima sardinha, vai os seus pedidos dentro dela. Você pode fazer farrofa de carne seca, carne do sol frita, linguiça paio de casa do norte frita. E tudo tem que ser dentro de alguidar ou prato de barro.

VELAS NA COR TRAÇADA BRANCA E VERMELHA: ZÉ PILINTRA E MALANDROS.

Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Entre as muitas histórias que contam a vida de Seu Zé Pilintra, uma fala sobre um tal José Gomes da Silva, que teria nascido no interior de Pernambuco.

Templo de Umbanda Mãe Yemanjá e Zé Pilintra.

Ele é o irmão mais velho de Zé Pilintra. Faz parte da falange dos malandros, assim como seu Sibamba, do Coco, Pretinho e muitos outros; mas assim nas quatro linhas só seu Malandro, Zé Pilintra e seu Sibamba também podem vir. Seu Malandro é um mestre de Aruanda.

Zé Malandro era boa pessoa, mas malandro que nem ele só. Ao invés de trabalhar, como todo mundo, preferia passar a vida zanzando e jogando baralho. Ou então ficava deitado na rede, folgado, tocando viola de papo para o ar. Por causa disso era pobre, pobre, pobre.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.