Qual pomba gira que usa chapéu?

Perguntado por: eviana3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Você sabe porque Exu OU Pomba Gira usam chapéus? Muitas pessoas acreditam que Exu. usa chapéu como uma dor no físico, mas na verdade, essas entidades usam o chapéu como um filtro, pois toda manifestação espiritual.

Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha (ligada a Nanã Buruquê), Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana (ligada a Oxum), das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia (ligada a Iemanjá).

As cores predominantes da Pomba Gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

Maria Padilha

Maria Padilha, talvez a mais popular das Pombagiras, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.

Gosta de cigarros, cigarrilhas de ótima qualidade, bebidas suaves (vinhos doces, licores, champanhe rosé) . O brilho, o luxo, o destaque também lhes atrai muito. Usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras.

Os que carregam Maria Mulambo, são pessoas de personalidade forte, assim como ela. Nada passa escondido ou batido, falam sem papas na língua oque pensam. Mulambo trás aos seus protegidos, uma intuição muito aguçada, por isso, dificilmente, eles erram em algum palpite ou alguma sensação sobre algo.

A guia é composta por seções de 7 contas nas cores vermelha, preta e roxa intercaladas. A guia é finalizada por um tridente de Pomba Gira em metal cromado decorado com rosa.

A falange Maria Mulambo costuma trabalhar dentro da vibração de Iansã, ou seja, é comum trabalharem com médiuns, filhos de Iansã, ainda que não exclusivamente.

Maria Padilha

No caso, a chefe é Dona Maria Padilha, que por sua nobre fama também enfrenta o dissabor da associação de seu nome com charlatões e espíritos zombeteiros.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.

Essa entidade manifesta significados como altivez, sedução, sensualidade, vaidade, luxo e liberdade de expressão. Seus símbolos são o pássaro, o tridente, a lua, o sol, a chave e o coração. Sua guia, geralmente, é composta de contas pretas e vermelhas.

Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos. Para as Pombagiras, itens mais delicados agradam mais, como brincos, pulseiras, colares, perfumes, rosas, champanhe, anis, vinho rosé.

A Rainha do Cruzeiro gosta de trabalhar para a sedução, é uma Pomba-Gira bastante sedutora, costuma apresentar-se com cabelos loiros quase branco, seus trajes curtos e preto, trabalha para a guerra e amarração de casais que se amam, mas nunca separa casais e se aborrece com quem pede.

Maria Padilha é a protetora das prostitutas. Gosta do luxo e do sexo. Suas roupas são geralmente vermelhas e pretas, usa uma rosa nos seus longos cabelos negros. É uma Pomba-Gira que gosta de festas e dança.

Características da Pomba Gira Dama da Noite
A rainha da noite é uma espécie de informante e por isso está presente em todos os lugares. Costumam ser mais discretas quando incorporadas e encantam a todos com sua dança.

Quem carrega Maria Padilha sabe que inimigo nenhum fica no caminho. Ela arrasta, destrói e desgasta. Maria Padilha tem um jeito sútil e meigo de falar, mais uma força gigantesca para defender os seus. Ela grita mais alto que o brado de um leão, mastiga osso por osso como uma onça faminta.

Maria Mulambo é uma das pombajiras mais famosas que trabalha na Linha da Esquerda, juntamente com Maria Farrapo. Talvez Maria Mulambo e Maria Padilha sejam as duas pombajiras mais populares que existem na Umbanda.

De acordo com o dicionário, o vocábulo "molambo" significa: pedaço de pano velho, roto e sujo, roupa esfarrapada. Segundo a especialista Monique Cassiano, mestre em estudos da linguagem pela PUC-RIO, o termo deriva de um pensamento preconceituoso com os povos pobres e negros escravizados.