Qual pomada usar para queimadura de laser?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

aplique creme de corticoide Desonol, Dermatol ou Adnos na área depilada, duas vezes ao dia, durante três dias após o procedimento. Se houver bolhas, aplique Diprogenta creme, três vezes ao dia, durante uma semana; uma a duas semanas após o procedimento, a pele expulsa os pelos depilados.

NEBACETIN® também é indicado para prevenir infecções de pele e/ou de mucosas após ferimentos, cortes (inclusive de cirurgias) e queimaduras pequenas.

OS CREMES CICATRIZANTES PODEM OTIMIZAR A RECUPERAÇÃO
Se tiver uma queimadura superficial (1º ou 2º grau, ver abaixo), o seu primeiro reflexo deve ser colocar a pele sob água fria durante vários minutos. Isto pode limitar a extensão e a profundidade da queimadura e ajudará a aliviar a dor.

A região que sofreu a queimadura fica vermelha, depois forma crosta. Quando essa crosta cai, a região fica branca, porque o melanócito foi destruído e pode demorar para voltar a cor. Dependendo da gravidade, se forma uma cicatriz na região.

Normalmente em queimaduras de primeiro grau o uso de analgésicos como paracetamol, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico e de hidratantes é suficiente. Anestésicos tópicos também podem ser úteis no alívio da dor.

- “Não pode ser aplicado em grandes áreas do corpo quando existirem lesões de qualquer tipo, feridas ou queimaduras”. - “Produto de uso exclusivo em adultos. O uso em crianças representa risco à saúde”.

Contra queimaduras solares
O produto é cicatrizante, possui vitaminas hidratantes e propriedades reparadoras. Uma fina camada da pomada no local lesionado consegue “refazer” a pele.

Lavar com água fria
Então coloque a área lesionada imediatamente sobre água corrente e deixe que ela esfrie a região por alguns minutos, diminuindo a temperatura da pele, o que impede que a queimadura atinja camadas mais profundas da pele e cause manchas e cicatrizes.

Nesse caso é possível aplicar diariamente um creme com ação clareadora que pode ser comprado em farmácias. Mas é preciso ter muito cuidado ao aplicar o produto pois, este deve ser aplicado apenas na cicatriz, com objetivo de uniformizar o tom da pele.

Pesquisadores descobriram que a babosa regula a produção de melanina (um pigmento natural da pele). Portanto, ela pode ajudar a suavizar a pigmentação e a descoloração da sua cicatriz. O extrato de cebola costuma estar presente em produtos para redução de cicatrizes.

Desacredite de todas as receitas mágicas encontradas na internet, pois elas podem agravar o quadro da queimadura. Evite passar qualquer tipo de pomada, manteiga, pasta de dente ou hidratantes.

NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura. A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada).

As de primeiro grau atingem somente a epiderme, camada mais superficial da pele. A lesão é seca, não produz bolhas e, geralmente, melhora no intervalo de três a seis dias, podendo descamar. Não deixa sequelas, porém, é a mais dolorosa.

Leva entre 14 e 30 dias para que a pele esteja completamente cicatrizada. Na maioria dos casos, queimaduras de segundo grau deixam cicatrizes que podem ser amenizadas com laserterapia com luz pulsada.

Isso é explicado pela física, pois os raios lasers são feixes de luz concentrados capazes de gerar calor. A exposição prolongada em superfícies mais sensíveis, como um sensor fotográfico de celulares, pode causar certos danos devido ao calor e radiação.