Qual pomada usar para fístula?

Perguntado por: upires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Proctyl ou Ultraproct: São pomadas que contêm uma substância anestésica que reduz a sensibilidade à dor. Rectogesic e outras pomadas com nitroglicerina: Ajuda no relaxamento do esfíncter anal e melhor a circulação sanguínea na região, facilitando a cicatrização da fissura.

Fluocortolona + Lidocaína é indicado para o alívio sintomático da dor, inchaço, ardor e prurido associados com hemorroidas, fissuras anais, proctite e eczema anal. Fluocortolona + Lidocaína também apresenta benefícios no alívio da dor após cirurgias proctológicas.

Normalmente, quando é indicada a antibioticoterapia, se utiliza uma combinação de ciprofloxacino e metronidazol. Aproximadamente, 50% dos pacientes já apresentam fístulas na apresentação; assim, pode-se realizar a fistulotomia já na drenagem de abscesso se as condições cirúrgicas são boas.

dracunculifolia tem ação anti-inflamatória comprovada.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento de fístulas estão idade avançada (acima de 60 anos), comorbidades, como diabetes e câncer, desnutrição, uso de esteroides e más condições de saúde prévias, em geral.

A principal causa da fístula perianal é a infecção de uma das glândulas anais. Não existe uma explicação clara do porquê ocorre essa infecção em determinada glândula e quais os fatores de risco associados a ela.

Cicatenol® é indicado para a prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal); feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras.

Os principais sintomas de fístula anal incluem vermelhidão ou inchaço da pele do ânus, dor especialmente ao sentar, saída de sangue ou pus pelo ânus. Também podem ocorrer diarreia, dores abdominais, perda de peso, falta de apetite e náuseas caso ocorra inflamação.

Hidratar o esfíncter anal com lubrificante neutro, como óleo de coco, aplicado várias vezes ao dia e na hora de deitar-se. A dor pode ser tratada com analgésico por via oral. A menos que a diarreia seja uma causa, medidas para amolecer as fezes e promover evacuações regulares costumam ajudar.

A fissura anal aguda cicatriza em mais de 90% das vezes apenas com o tratamento clínico. As principais medidas são a ingestão adequada de fibras na dieta (verduras, legumes, frutas e cereais) e de água.

Anestésicos tópicos aplicados na região anal (como benzocaína ou lidocaína) ou um banho de assento morno (não quente) de 10 a 15 minutos após cada evacuação aliviam o desconforto e ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo, o que promove a cicatrização.

Se o orifício da fístula começa a fechar ou é obstruído, pode acontecer uma piora da infecção que se chama abscesso, isto é, acúmulo de pus debaixo da pele. Esse é o caso de uma urgência que precisa ser tratada com cirurgia ou pode evoluir com uma gangrena local.

A fístula perianal raramente implicará em grande risco para a vida do paciente, mas essa doença causa limitações importantes e raramente cicatrizará espontaneamente. O quadro tem relação com as chamadas infecções de tratamento cirúrgico e, portanto, a escolha da melhor cirurgia fará toda a diferença.

O que acontece se eu não operar a fístula? Um dos maiores riscos é a formação de um novo abscesso. Além disso, a dor e desconforto podem continuar presentes na região. Com o passar do tempo uma fístula não tratada pode ir se tornando mais complexa e a cirurgia para correção cada vez mais difícil.

Proctyl® é indicado para o tratamento de hemorroidas, em especial aquelas acompanhadas de inflamação e sangramento, fissuras, prurido (coceira) e eczemas (irritação com vermelhidão) da região do ânus provocados por afecções anorretais, e como curativo após cirurgias proctológicas.

Causas. As fístulas podem ser de natureza congénita ou resultarem de uma doença, infeção, lesão ou cirurgia. As doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerosa e a doença de Crohn, associam-se com frequência à formação de fístulas. A diverticulite intestinal é outro fator de risco.

As fístulas podem durar anos, enquanto os cateteres duram semanas a alguns meses. Além disso, a permanência prolongada de um cateter pode levar à obstrução ou estreitamento da veia onde ele está localizado, gerando consequências como dor e edema de face ou do membro superior.

Isso varia, e depende do tipo e complexidade da fístula. Para uma fístula simples deve ser de um a três dias. para uma mais complexa pode ser uma semana ou mais. Antes de você ir para casa o enfermeiro irá explicar como fazer os curativos em casa.

Pacientes que evoluem com fístulas perianais, em geral, queixam-se de episódios intermitentes de dor local, seguida por saída de secreção de aspecto purulento, às vezes misturado a sangue, com melhora da dor local após esta drenagem.

Manter o acesso venoso limpo para evitar infecções. – Evitar em qualquer hipótese o uso do braço da fístula para verificação da pressão arterial ou coleta de sangue. – Evitar a realização de atividades e exercícios que exijam esforço e não dormir sobre o braço.

Existem algumas pomadas para fissura anal que podem ser usadas. Pomadas à base de nitroglicerina ou nifedipina ajudam a dilatar os vasos anais, aumentando o aporte de sangue e oxigênio para a região da fissura, o que favorece sua cicatrização.