Qual pomada usar para acantose?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quando o problema não tem causa definida, é recomendado o melhor método de tratamento de acordo com o quadro do paciente. As indicações podem variar entre cremes ceratolíticos, como ácido salicílico, ácido retinóico e uréia, ou dermoabrasão e laser.

Algumas medicações podem provocar o surgimento da acantose nigricans., sendo mais comuns as drogas que promovem hiperinsulinemia. Exemplo dessas são os glicocorticoides sistêmicos, insulina injetável e contraceptivos orais. E ainda, a testosterona.

Além do tratamento especializado feito em consultório, estabelecer uma boa rotina de skincare também ajuda a tratar a acantose nigricans. “Sabonetes ou higienizadores com ativos para controlar a oleosidade devem ser usados duas vezes ao dia para remoção da oleosidade em excesso.

Frequentemente, a acantose é causada por alterações metabólicas, como resistência à insulina, diabetes, obesidade, uso indiscriminado de alguns medicamentos, uso prolongado de corticoides e desordens hormonais.

Manchas escuras na pele, com textura grossa e avelulada, podem ser ocasionadas pelo excesso de açúcar no corpo e são chamadas de Acantose Nigricans. Apesar de não ser considerada uma doença, pode ser manifestações de outras possíveis doenças sérias, como o diabetes.

“De modo geral, nós utilizamos o ácido azelaico para clarear as manchas que, com o tratamento, diminuem no médio prazo. Mas, é importante ressaltar que, ao identificar o quadro, o paciente deve procurar um profissional que o ajude a tratar”, afirma.

Diagnóstico da acantose nigricans
A anamnese e achados do exame físico geral e das lesões costumam ser suficientes para estabelecer o diagnóstico de acantose nigricans. A biópsia não é necessária, mas quando realizada as principais características são hiperceratose e a papilomatose epidérmica.

Ainda pode ser prescrito o uso domiciliar de ativos tópicos clareadores, como hidroquinona e alfa hidroxiácidos, além disso, podem ser associados o ácido kójico, alfa arbutin, entre outros. A escolha da terapia vai depender de vários fatores, como o grau de hiperpigmentação, a cor da pele, tempo das manchas e causa.

Nesses casos, o dermatologista pode receitar o uso diário de alguns cremes, como tretinoína, lactato de amônio ou hidroquinona, por exemplo. Em qualquer caso, é sempre recomendado aplicar protetor solar, para evitar que o sol torne as manchas mais escuras”, completa.

Manchas escuras
Ela é caracterizada por manchas escuras que aparecem na região do pescoço, axilas ou virilha: nessas áreas, a superfície cutânea fica mais grossa e com a textura aveludada, sendo comum tanto em pacientes com alto risco de diabetes tipo 2 quanto naqueles que são obesos.

Entre os tratamentos mais usados para o clareamento das axilas, estão: Peelings físicos ou químicos; Laser; Uso de cremes clareadores.

O banho de todos os dias, com água morna e sabonete, serve para eliminar a sujeira (onde moram as bactérias) produzida diariamente. Não é necessário lavar o corpo com esfregão nem arranhá-lo com bucha porque ela tira a proteção natural da pele.

Batata. A batata crua possui enzimas que agem como agentes clareadores de manchas na pele. Para utilizá-la, basta cortar em rodelas e aplicar nas manchas, mantendo por dez minutos para depois enxaguar. Se quiser, também pode usar o suco da batata para passar no rosto com um pedaço de algodão.

Existem dois sinais no corpo que podem ajudar a identificar a presença da resistência à insulina: os acrocórdons (crescimento da pele do pescoço que leva ao aparecimento de lesões que lembram pequenas verrugas escurecidas) e acantose nigricans (escurecimento e aspecto mais aveludado da pele em regiões de dobras como ...

Hiperplasia epidérmica (acantose): aumento da espessura da epiderme não cornificada devido ao maior número de células epidérmica. É uma característica comum e não diagnóstica de praticamente todo processo inflamatório crônico.

Para clarear a virilha de forma rápida e eficaz existem diversos tratamentos disponíveis, como cremes clareadores, peelings químicos, radiofrequência, microdermoabrasão ou luz pulsada, que atuam diminuindo o excesso de melanina acumulada e devolvem o tom natural da pele.

Misture limão com sal.
Polvilhe um pouco de sal em fatias de limão e esfregue-as no pescoço. Continue massageando por vários minutos e deixe os resíduos dos ingredientes ficarem no pescoço por mais 15 minutos. Enxague e repita o processo várias vezes por semana para obter melhores resultados.