Qual pomada passar na cicatriz da cesárea?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Então, caso você queira uma pomada cicatrizante com ingredientes naturais, a nossa recomendação é a C-Kaderm. Ela é um gel de silicone composto por óleo de rosa mosqueta e vitamina E. Logo, possui a capacidade de prevenir e reduzir cicatrizes.

Cuidados gerais que podem ser tomados após retirada de pontos: – Hidratar a cicatriz com cremes à base de silicones ou óleo de rosa mosqueta ajudam a reduzir a coceira provocada pela cicatrização dos tecidos. – A cicatriz recente não deve ser traumatizada com arranhaduras.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Para prevenir queloides e a cicatriz hipertrófica, é sugerido que o local permaneça fechado e comprimido. Alguns médicos indicam a utilização de tiras de micropore ou de silicone e ainda cintas de pós-parto para isso.

Para cicatrizes de cesárea inflamada normalmente são receitados:

  1. Anti-inflamatórios: cetoprofeno, nimesulida, diclofenaco ou ibuprofeno.
  2. Remédios contra dor: paracetamol, dipirona ou lisador.
  3. Antibióticos: cefalexina (apropriado para amamentação).

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor ao tocar;
  • Sensação de calor.

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Os mais comuns são:

  1. Uso de produtos tópicos: pomadas, gel ou compressão.
  2. Medicamentos injetáveis: Uso de corticóides diretamente na cicatriz.
  3. Dermoabrasão: É a raspagem cirúrgica da cicatriz para refinar as áreas mais superficiais da cicatriz.
  4. Laser e peeling químico: Não tira cicatriz, mas melhora o aspecto.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  • Terapia por pressão negativa. ...
  • Laserterapia. ...
  • Ozonioterapia. ...
  • Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  • Curativos especiais. ...
  • Suplementação nutricional.

As pomadas para cicatriz podem ser grandes aliadas do paciente após uma cirurgia plástica. Afinal, elas possuem substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas, que evitam complicações no pós-cirúrgico.

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Vários produtos já foram desenvolvidos: cremes e pomadas como Cicatricure, Contractubex, gel a base de silicone ou fitas adesivas contendo silicone, que devem ser aplicadas diariamente, iniciando 15 dias após a cirurgia, usados nos primeiros 3-4 meses.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

Demora como qualquer outra cirurgia. Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

Geralmente, esse período de resguardo sexual dura 30 dias, mas pode ser maior caso a cicatrização da incisão da cesárea ou da episiotomia (nos partos normais) ainda não tenham sido concluídas totalmente.

Assim, o paciente pode apresentar calombos, alto relevo e novas formações da pele, que podem ser maiores ou menores, chegando a causar desconforto estético aos pacientes. Além disso, em alguns casos, o queloide pode trazer outros sintomas, como dor e sensibilidade no local, vermelhidão e inchaço.

Como fica o queloide na cesárea? A cesárea, como qualquer outra cirurgia, pode apresentar uma cicatriz queloidiana em pessoas que já possuem uma predisposição à formação dessa cicatriz. Ela pode apresentar um aspecto rosado e mais escuro, e é comum que coce e fique dolorida.

Costuma a surgir dentro de três a seis meses após a cirurgia, e só tende a crescer, coçar e às vezes até doer com o passar dos meses. Isso porque há um processo inflamatório e irritativo na pele, levando a uma produção exagerada de colágeno e consequente formação desse hipercicatrização.