Qual pomada para fungos no saco escrotal?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Pomadas com os antifúngicos terbinafina ou naftifina são as mais eficazes, mas outros cremes ou talcos antifúngicos também conseguem tratar a infecção.

Coceira no pênis causadas por fungos
O recomendado é a utilização de roupas folgadas e o uso de um sabonete íntimo que controle o pH da glande e combata fungos e bactérias, causadoras de outras doenças penianas que podem acometer a glande, prepúcio e corpo do pênis.

Como tratar
Além de medicação adequada, prescrita por um médico, recomenda-se o repouso, com suspensórios para manter o escroto elevado, e compressas frias na região. A inflamação no testículo ou epidídimo independente de sua origem ou órgão acometido, em 96% dos casos não deixa nenhuma sequela.

Contato direto com indivíduos infectados podem transmitir a doença em alguns casos. No entanto, a transmissão indireta com mais freqüência através do contato com objetos inanimados, como roupa de cama, toalhas e roupas, carregando escalas infectados. Observou-se que o fungo causal pode sobreviver por longos períodos.

Cetoconazol Creme é um medicamento dermatológico utilizado para tratar infecções de pele causadas por fungos ou leveduras, como micoses, frieira e pano branco. Este creme dermatológico possui potente capacidade de combater micoses, fornecendo um alívio rápido na coceira procedente deste tipo de infecção cutânea.

Como tratar a candidíase genital masculina?

  • uso de cremes ou pomadas antifúngicas, como clorimazol, miconazol, entre outros;
  • ingestão de comprimidos antifúngicos, como fluconazol, para eliminar o excesso do fungo.

Alguns dos principais sintomas da candidíase masculina são:

  1. Vermelhidão;
  2. Coceira;
  3. Dor na glande;
  4. Placas vermelhas e/ou esbranquiçadas no pênis;
  5. Ardência e dificuldade para urinar, ou durante a relação sexual;
  6. Ressecamento da pele;
  7. Presença de secreção esbranquiçada.

Essa “coceira” na região do saco ocorre porque é um local do corpo humano extremamente vascularizado e inervado , onde existem muitas terminações nervosas que têm a função de controlar a retração e o relaxamento/dilatação do saco escrotal.

Pode usar a pomada cetoconazol nas partes íntimas? O cetoconazol comprimido e o cetoconazol pomada podem ser utilizados no tratamento de candidíase vaginal. Porém, para saber se esse tratamento é o mais indicado para o seu caso, é necessário se consultar com um médico.

O que é a candidíase masculina (no pênis)?
Candidíase genital masculina é a condição causada pela colonização excessiva por Candida Albicans na glande e pele prepucial. O primeiro sintoma que o paciente observa normalmente é uma descamação esbranquiçada nesta região. No início, não apresentam maiores sintomas.

Clotrimazol a 1% ou miconazol 2% são as pomadas mais indicadas.

Balanopostite – Vermelhidão, edema, secreção e dor são os principais sintomas da Balanopostite. O problema é uma inflamação ou infecção na glande ou no prepúcio, podendo ser provocada por má higiene ou pelo fungo Candida albicans.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

O Cetoconazol é um medicamento que você deve usar para o tratamento de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras. O princípio ativo Cetoconazol possui potente atividade antimicótica (que combate a micose), agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infecções.

Os resultados apontam para a pomada Trok-N, da Eurofarma, como o antifúngico mais vendido nos dois anos. A Trok-N trata infecções da pele onde são necessárias ações antiinflamatórias e antibacterianas, além de antimicóticas.

Dos antifúngicos imidazólicos testados, o clotrimazol foi o mais efetivo com os valores mais baixo de CIM, como pode ser observado nas Figuras 3 e 4.