Qual pomada para acantose nigricans?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Quando o problema não tem causa definida, é recomendado o melhor método de tratamento de acordo com o quadro do paciente. As indicações podem variar entre cremes ceratolíticos, como ácido salicílico, ácido retinóico e uréia, ou dermoabrasão e laser.

Algumas medicações podem provocar o surgimento da acantose nigricans., sendo mais comuns as drogas que promovem hiperinsulinemia. Exemplo dessas são os glicocorticoides sistêmicos, insulina injetável e contraceptivos orais. E ainda, a testosterona.

O melhor ácido para tirar manchas da pele é o ácido retinóico em pomada, que fica ainda mais potente quando combinado com hidroquinona, que pode ser utilizado no tratamento de manchas de melasma e peeling.

Diagnóstico da acantose nigricans
A anamnese e achados do exame físico geral e das lesões costumam ser suficientes para estabelecer o diagnóstico de acantose nigricans. A biópsia não é necessária, mas quando realizada as principais características são hiperceratose e a papilomatose epidérmica.

“De modo geral, nós utilizamos o ácido azelaico para clarear estas manchas que, com o tratamento, diminuem a médio prazo. Mas, é importante ressaltar que, ao identificar o quadro, o paciente deve procurar um profissional que o ajude a tratar”.

“De modo geral, nós utilizamos o ácido azelaico para clarear as manchas que, com o tratamento, diminuem no médio prazo. Mas, é importante ressaltar que, ao identificar o quadro, o paciente deve procurar um profissional que o ajude a tratar”, afirma.

Como tirar mancha escura do pescoço? A vitamina C, atualmente, é o principal ativo para uniformização e clareamento de manchas de pele. … O ácido tranexâmico é um poderoso ativo que tem como função impedir o escurecimento da pele e clarear as manchas escurecidas, como o melasma.

1 – Use séruns antienvelhecimento:
Um sérum antienvelhecimento não só aumenta a firmeza e elasticidade da pele, como também clareia a aparência de manchas no pescoço e colo, reduz a papada e remodela o contorno do pescoço.

Entre os tratamentos mais usados para o clareamento das axilas, estão: Peelings físicos ou químicos; Laser; Uso de cremes clareadores.

Para diagnosticar a condição, é feita a avaliação clínica do paciente, juntamente com o exame físico e os procedimentos laboratoriais, que incluem o exame de sangue, responsável por dosar os níveis de glicose e o de insulina no jejum, que possibilita o cálculo do índice de resistência à insulina chamado de HOMA IR.

Manchas escuras
Ela é caracterizada por manchas escuras que aparecem na região do pescoço, axilas ou virilha: nessas áreas, a superfície cutânea fica mais grossa e com a textura aveludada, sendo comum tanto em pacientes com alto risco de diabetes tipo 2 quanto naqueles que são obesos.

A dermatologista deu algumas opções de tratamento, como: “Produtos clareadores à base de ácido tranexâmico, ácido retinoico, ácido glicólico, ácido kójico, nicotinamida, a vitamina C… Além disso, procedimentos como o laser e o peeling também são benéficos”, citou.

Aposte em ácidos. Os ácidos são o grande segredo para clarear a pele do rosto com os cuidados da rotina de skincare. Alguns dos produtos que mais contribuem para minimizar as hiperpigmentações são: ácido tranexâmico, retinol e ácido mandélico.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Para confirmar a resistência a insulina é indicado o exame de curva glicêmica, também conhecido como teste oral de tolerância à glicose (TOTG). O teste mede o valor da glicose após a ingestão de uma amostra de líquido açucarado.

O primeiro passo é manter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, minerais e proteínas. Nesse quesito, o foco é sempre uma alimentação balanceada. Dietas restritivas só devem acontecer se houver orientação médica para isso. Outro ponto importante para reverter esse quadro é a prática regular de atividade física.

O tratamento leva em conta principalmente o controle do peso, dieta pobre em carboidrato e certas medicações que agem na resistência à insulina, como a merformina e a pioglitazona com objetivo de reduzir os níveis de insulina. Tratamentos tópicos também podem ser úteis.

Utilize cremes antimanchas específicos para o rosto. Proteja-se do sol: o protetor solar é a melhor defesa contra manchas escuras na pele do rosto. Habitue-se a utilizar diariamente um creme de rosto com um fator de proteção alto como complemento do seu hidratante. Escolha um FP de, pelo menos, 30.

Diabetes e suas consequências
A falta ou a deficiência de insulina impede a entrada da glicose nas células e prejudica a produção dos queratinócitos, também conhecidos como células da pele, provocando sintomas como: Pele escurecida.

O estudo sugere que a resistência à insulina no cérebro pode ser reversível e pode ser um alvo terapêutico viável para restaurar a regulação do metabolismo e do peso corporal pelo sistema nervoso central, neutralizando os efeitos adversos da obesidade.